O Banco Central Europeu (BCE) divulgou nesta quinta-feira (16) a ata de sua última decisão de política monetária, quando decidiu reduzir os juros em 25 pontos base em dezembro. Este foi o quarto corte promovido em 2024.
As taxas de juro aplicáveis à depósito, refinanciamento e empréstimo foram reduzidas para 3%, 3,15% e 3,40%, respectivamente.
Segundo o BCE, foi adotada uma abordagem cautelosa e gradual ao reduzir as taxas. E o ciclo de cortes deve prosseguir.
“Uma abordagem cautelosa continua sendo necessária diante das incertezas existentes”, destacou o BCE. “Entretanto, se as projeções de inflação se confirmarem nos próximos meses e trimestres, uma redução gradual na restritividade da política monetária é considerada adequada.”
Com a economia praticamente estagnada, o BCE redirecionou seu foco, priorizando a recuperação da atividade econômica em detrimento do controle inflacionário. Cada vez mais autoridades do banco defendem que os juros sejam reduzidos pelo menos até um nível que deixe de frear o crescimento econômico.
A próxima reunião do BCE está agendada para 30 de janeiro, e o mercado já espera um novo corte de 25 pontos-base.
Os investidores preveem mais três ou quatro movimentos em 2025, uma vez que a inflação, atualmente em 2,4%, pode se aproximar de sua meta de 2% nos próximos meses, apesar das oscilações na economia mundial.
Você leu sobre o Banco Central Europeu. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!