Na primeira pesquisa eleitoral após a desistência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da corrida pela reeleição, os candidatos Donald Trump, do Partido Republicano, e Kamala Harris, favorita para assumir o posto de Biden na chapa dos democratas, estão tecnicamente empatados.
Segundo a pesquisa de intenção de votos da empresa de inteligência Morning Consult, o republicano está na frente com 47% dos votos, contra 45% da democrata. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Kamala e Trump estão tecnicamente empatados.
Os dados foram coletados nos dias 21 e 22 de julho, durante os quais a pesquisa entrevistou 4.001 eleitores registrados.
Além disso, a pesquisa revelou que 63% dos eleitores disseram que Biden deveria cumprir o restante de seu mandato, que vai até janeiro do próximo ano. Outros 30% afirmaram que o presidente deveria renunciar agora.
Pesquisa revela preferência por Kamala entre os democratas
Outro levantamento feito pela Morning Consult, nos dias 21 e 22 de julho, com 900 eleitores registrados como democratas, mostrou que 65% apoiam Kamala na liderança da chapa.
Quando essa pergunta foi feita hipoteticamente no final do mês passado, após o primeiro debate presidencial entre Biden e Trump, 1 em cada 5 eleitores democratas disse que apoiava o governador da Califórnia, Gavin Newsom, para substituir Biden.
A pesquisa também testou outros nove nomes cotados para assumir a chapa democrata. Além de Newsom, o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, e a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, estão na lista. Nenhum deles ultrapassou 10% de apoio, nem 39% dos votos na disputa contra Trump. Newsom, Buttigieg e Whitmer já declararam apoio a Kamala.
- Leia também: Kamala Harris ganha apoio de mais de 500 delegados democratas em corrida contra Trump
- Ações da CrowdStrike derretem três dias após apagão cibernético:
Desistência de Biden
A saída do presidente dos EUA da corrida eleitoral já era prevista por muitos analistas e membros do Partido Democrata.
Biden teve um desempenho fraco no primeiro debate presidencial contra Trump, em 27 de junho. Ele enfrentava crescente pressão de aliados, tanto dentro quanto fora do partido, para desistir da corrida eleitoral.
Com 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história dos EUA. Sua idade avançada, juntamente com preocupações sobre sua capacidade cognitiva e mental, gerou dúvidas entre seus apoiadores. Se continuasse na corrida e vencesse, Biden teria 86 anos ao deixar o cargo.
Outro fator que aumentou a pressão para a saída de Biden da corrida eleitoral foi o atentado contra Trump. O republicano foi atingido de raspão na orelha direita por um tiro durante um comício em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho.
Analistas acreditam que o ex-presidente se fortaleceu após o incidente, já que Trump usa o episódio para reforçar seu discurso de perseguição política.
Você leu sobre Kamala e Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!