Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
André Esteves: mercado está mais pessimista do que deveria com fiscal

André Esteves: mercado está mais pessimista do que deveria com fiscal

Durante sua participação no evento Bloomberg New Economy, realizado em São Paulo, André Esteves, chairman e sócio do BTG Pactual, fez uma defesa enfática da política fiscal do Brasil e criticou a ausência de discussões sobre o tema nas campanhas eleitorais dos Estados Unidos. O encontro, que reúne líderes globais para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para a economia, serviu como plataforma para Esteves expressar suas opiniões sobre a situação econômica de ambos os países.

Esteves destacou os avanços do Brasil na criação de um arcabouço fiscal, comparando-o à situação dos EUA. “A situação brasileira é similar aos EUA, em termos de déficit nominal em relação ao PIB, mas nós não temos uma impressora de dólares, então precisamos ser mais rigorosos”, afirmou. Ele elogiou o debate fiscal no Brasil, ressaltando que a identificação de problemas é o primeiro passo para sua resolução, ao contrário do cenário americano, onde o tema parece estar ausente das discussões políticas.

Sobre o desempenho econômico, Esteves acredita que os mercados brasileiros estão mais pessimistas do que a realidade indica, prevendo um crescimento do PIB de 3,1% para este ano. Embora reconheça a falta de confiança nos resultados fiscais de longo prazo, ele elogiou o trabalho do governo em aprovar reformas estruturais, incluindo as reformas trabalhista, previdenciária e tributária.

Questionado sobre os erros do governo atual, Esteves preferiu não comentar, mas afirmou que considera o trabalho em política fiscal satisfatório. Ele expressou a preferência por um fiscal mais rigoroso em vez de uma política monetária restritiva e sugeriu que, com o desemprego em níveis históricos, seria o momento de rever algumas proteções sociais para reintegrar pessoas ao mercado de trabalho.

André Esteves analisa escolha de Galípolo

Em relação à transição de comando no Banco Central, Esteves elogiou o atual presidente Roberto Campos Neto e destacou a importância da independência da instituição, esperando que o próximo presidente, Gabriel Galípolo, mantenha essa tradição e tome decisões técnicas.

Ao abordar o ambiente de negócios no Brasil, Esteves apontou que, embora o investimento direto no país esteja entre os cinco maiores do mundo nos últimos 20 anos, ainda há espaço para melhorias, como uma carga tributária mais leve e um regime fiscal simplificado. A reforma tributária, segundo ele, é um passo na direção certa, mas muitas outras mudanças são necessárias.

Sobre as eleições nos EUA, Esteves não vê de forma negativa uma possível vitória de Donald Trump, considerando que a imprevisibilidade de um governo Trump pode não ser necessariamente ruim para os mercados.

Você leu sobre as análises de André Esteves sobre o cenário brasileiro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!