Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Artigos
Economia
Agropecuária recua, na contramão dos demais setores: o que esperar para o PIB 2025?

Agropecuária recua, na contramão dos demais setores: o que esperar para o PIB 2025?

O setor de Serviços, com avanço de 3,7%, e a Indústria, que cresceu 3,3%, impulsionaram o resultado anual do PIB. No entanto, a Agropecuária teve retração. Entenda.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (7). O resultado veio abaixo das projeções do mercado, que estimavam um avanço de 0,4%. No terceiro trimestre, o crescimento havia sido de 0,7%, revisado de 0,9%.

Apesar dessa desaceleração no último trimestre, o PIB brasileiro acumulou um crescimento de 3,4% em 2024, totalizando R$ 11,7 trilhões. O setor de Serviços, com avanço de 3,7%, e a Indústria, que cresceu 3,3%, impulsionaram o resultado anual. No entanto, a Agropecuária teve retração.

Enquanto os demais setores da economia apresentaram crescimento, o agronegócio foi o único que registrou queda no PIB de 2024. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o PIB agropecuário recuou 3,2% em relação a 2023, marcando a maior queda desde 2016, quando o setor encolheu mais de 5%. Os principais detratores desse resultado foram a laranja (-21,1%), o milho (-12,5%) e a soja (-4,6%).

Agropecuária: condições climáticas adversas

Condições climáticas adversas foram determinantes para essa performance negativa. Pode parecer clichê, mas é uma verdade incontestável: “o agro é uma indústria a céu aberto”. Ou seja, a produção agrícola é altamente dependente de fatores externos, e quando o clima não colabora, as perdas são inevitáveis.

Em 2024, o agronegócio foi afetado tanto pela escassez hídrica quanto pelo excesso de chuvas. A falta de água comprometeu o início do plantio da soja e prejudicou o desenvolvimento de diversas lavouras em regiões-chave, como Centro-Oeste, Matopiba, São Paulo e Paraná.

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, as enchentes no Rio Grande do Sul não apenas causaram uma tragédia humanitária, mas também resultaram em perdas significativas para a produção agropecuária da região.

Perspectivas mais otimistas para 2025

Para 2025, contudo, as perspectivas são mais otimistas. Com uma expectativa de safra recorde, entidades setoriais projetam um crescimento superior a 6% para o PIB agropecuário. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos deve atingir 325,7 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde e registrando um aumento de 9,4% em relação a 2024. O grande destaque deve ser a soja, principal cultura nacional, cuja produção pode chegar a 166 milhões de toneladas, um salto de 12,4% frente à última safra.

Se as previsões se confirmarem, 2025 pode marcar a recuperação do setor agropecuário, contribuindo para um crescimento mais robusto da economia brasileira como um todo.

Por Tiago Maciel, analista da EQI Research

Você leu sobre o resultado no PIB da Agropecuária. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!