Recentemente a CVM divulgou que o melhor day trader brasileiro tem uma média de rendimentos mensais acima de R$ 50 mil. Isso enche os olhos de muitas pessoas, que vêm na profissão uma oportunidade de se livrar da rotina e ser seu próprio chefe. No entanto, o caminho é árduo e exige estudo e dedicação.
Para ajudar quem deseja ingressar na profissão, apresentamos este conteúdo. Nele, você encontrará informações que serão muito úteis. Saberá o que é necessário para adentrar na atividade e como se proteger nos estágios iniciais. Conhecerá também alguns mitos e verdades a respeito desse misterioso ofício.
Aproveite a leitura!
Qual é o passo a passo para iniciar?
Para poder realizar as operações de compra e venda de ativos no mesmo dia, é preciso ter conta em uma corretora. A organização do Sistema Financeiro Nacional requer que todo operador de mercado seja intermediado por uma dessas instituições. Dessa forma, é preciso passar pelo processo de abertura de conta (que é bem simples).
Feitos todos os trâmites burocráticos, é chegado o momento de aportar recursos na conta. Ainda que o sistema de alavancagem permita operar com pouco dinheiro, algum depósito é necessário. Depois disso, as operações estarão liberadas.
Quais são os recursos necessários para adentrar na profissão?
Dinheiro
Conhecimento
Plataforma
Também são necessários sistemas de suporte, principalmente aqueles ligados à tomada de decisão. Entre as ferramentas mais relevantes para os profissionais de mercado estão as plataformas de operações. Elas são capazes de representar graficamente o sobe e desce dos preços, indicando importantes pontos de entrada e saída de negociações.
Existem mitos e verdades em ser day trader?
Seguramente as duas faces dessa moeda também se fazem presentes na atividade de trader.
Por um lado, existe o mito de que se trata de um dinheiro fácil. Isso não é verdade, pois é preciso muito esforço e dedicação para exercer o ofício. As estatísticas mais comuns indicam que menos de 5% de quem adentra o mercado para fazer day trade sobrevive no médio e longo prazo. Isso mostra a dificuldade existente.
Na outra mão temos a possibilidade de obter bons ganhos, além de conseguir uma liberdade geográfica que pouco se vê em outras profissões. Certamente quem alcança o sucesso nessa atividade pode viver e trabalhar em qualquer lugar do mundo.
Fazer day trade não é algo fácil, mas é perfeitamente possível. Com muito esforço e dedicação é possível chegar lá. Se você está iniciando nesse mercado ou pretende fazê-lo, saiba que é altamente recomendado começar pequeno. Apenas quando estiver mais maduro se permita “aumentar a mão”. Isso permitirá que você fique mais tempo no mercado e prolongue o seu aprendizado, fazendo com que o sucesso se torne ainda mais próximo!