Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Como evitar golpes com criptos? Saiba tudo aqui!

Como evitar golpes com criptos? Saiba tudo aqui!

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

27 Abr 2022 às 15:44 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

27 Abr 2022 às 15:44 · 6 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

foto exibe tela de computador com diversas criptomoedas

Reprodução/Pixabay

Você sabe como evitar golpes com criptos? A cada dia que passa, é cada vez mais comum vermos notícia de golpes com criptomoedas. Infelizmente, muitos investidores já foram lesados dessa forma. Mas isso não tem a ver com as criptomoedas e sim com a ação de criminosos.

Para investir com segurança, este artigo mostra a você quais são os golpes mais comuns nesse universo, bem como três modos eficientes de se proteger contra ataques.

Siga em frente e tenha uma boa leitura!

Quais são os golpes com cripto mais comuns?

Veja a seguir as principais formas que os criminosos se utilizam para aplicar golpes usando criptomoedas.

Trading boots

Os trading boots são conhecidos como robôs de negociação. Eles existem no mundo real para fazer operações de forma automática, rentabilizando o capital de quem investe neles.

No entanto, quando se trata de golpe com cripto, os trading boots são usados apenas como fachada para um esquema de pirâmide.

Os criminosos oferecem retornos vantajosos com a promessa de obter lucros utilizando algoritmos que operam no mercado cripto via trading boots.

Um dos casos mais conhecidos de golpe aplicado dessa forma foi a Bitconnect. A empresa oferecia retornos de 40% ao mês e funcionou por mais de dois anos e seu token chegou a estar entre os TOP 10 do mundo cripto.

Infelizmente, o esquema se mostrou uma fraude e a Bitconnect sumiu do mapa. As estimativas são que ela tenha desaparecido com um montante em torno de US$ 250 milhões de milhares de investidores.

Falso sorteio de criptomoedas

Esse tipo de golpe geralmente é dado nas redes sociais, em especial o Twitter. A prática consiste em anunciar sorteios de criptomoedas no qual os participantes terão direito se depositarem uma determinada quantia requerida.

Os anúncios são feitos por perfis falsos, geralmente de pessoas famosas. No entanto, o Twitter sofreu recentemente um ataque que hackeou a identidade de perfis profissionais e ficou mais difícil perceber o golpe.

Outra tática usada é modificar sutilmente o nome real com a inclusão de uma letra apenas, por exemplo.

Para complementar o golpe, outros perfis falsos retuitam o post, confirmando que participaram do sorteio e ganharam mais criptomoedas do que depositaram.

Na verdade, tudo não passa de um esquema armado que visa apenas lesar investidores desavisados.

E-mail phishing

Esse golpe consiste em enviar um falso e-mail para alguém com um link malicioso. Ao clicar no link, há duas formas de prejudicar a vítima.

A primeira delas é infectando o computador do usuário. Quando a vítima clica no link enviado, um vírus se instala automaticamente e rouba as senhas de acesso. Ou então, passa a registrar tudo que é digitado no teclado.

A outra maneira é direcionando a vítima para um site que é uma cópia da corretora de criptomoedas do usuário. Nesse momento, ele pode digitar a senha e, infelizmente, estará dando acesso a sua conta aos criminosos.

Se houver dúvida sobre a origem de um e-mail, o usuário não deve clicar no link enviado. Em vez disso, deve entrar em contato com o suporte de sua corretora para tirar as dúvidas.

Como evitar golpes com criptos?

Acompanhe a seguir três maneiras eficientes de se proteger contra os golpes com cripto. Confira.

Uso autenticação de dois fatores

Essa é uma importante maneira de evitar cair em golpes com criptomoedas. Ela consiste em ativar uma camada de segurança extra ao processo de login na plataforma de negociação do usuário.

Uma das maneiras mais simples é exigir a digitação de um código enviado por SMS para o celular do investidor. É uma medida simples e que garante uma proteção a mais para a conta cripto.

Em modelos mais sofisticados, deve ser instalado um aplicativo de autenticação de dois fatores no celular do usuário. Os dois mais utilizados são o Authy e o Google Authenticator.

Eles permitem o acesso à conta de investimentos em criptomoedas somente após lerem um QR Code. Então, informam um código de acesso para o investidor permitindo entrar em sua conta.

Esse é um método mais sofisticado e que protege ainda mais uma conta de criptomoedas na corretora.

Não faça cópias digitais de suas criptos

Não é incomum que pessoas costumem anotar ou gravar suas senhas de forma descuidada em algum dispositivo. Um bom exemplo são prints tirados de tela de computador ou anotações em blocos de notas.

Isso também acontece em dispositivos celulares. Aplicativos de anotação são utilizados e as senhas de contas cripto são guardadas ali.

O problema dessa prática é que em um eventual ataque hacker, as informações podem ser obtidas de maneira muito rápida e fácil. Daí para fazer a transferência e roubar as criptomoedas é muito simples.

A melhor solução para quem precisa anotar suas senhas é usar um aplicativo para isso. Nele, é possível guardar todas as frases secretas e para acessá-los, será necessário inserir uma outra senha.

Outra possibilidade é anotar fisicamente em um papel todas as senhas. No entanto, deve-se ter o cuidado de não fazer isso com alguma câmera de celular apontada para o papel.

Tenha senhas diferentes em contas diferentes

Mesmo que as dicas anteriores tenham sido seguidas por um usuário cuidadoso, existe ainda outro problema que precisa de atenção. Ele ocorre sempre que uma mesma senha é utilizada para acessar diversas plataformas.

Várias pessoas fazem isso, pois é mais fácil para lembrar do acesso. Com apenas uma senha, fica mais fácil e perde-se menos tempo. No entanto, a segurança reduz bastante.

Caso essa senha vaze, todas as plataformas do investidor poderão ser acessadas.

A forma de contornar esse problema é utilizando um aplicativo mestre que tem o poder de gerenciar todas as senhas de um usuário.

Isso permite que seja necessário lembrar de apenas uma senha, mas na prática cada plataforma terá requisitos de acesso diferentes.

Fugir de golpe com criptos é necessário para investir com segurança. Infelizmente há pessoas com má intenção no mundo das criptomoedas, mas, tomando as medidas corretas de segurança, há como investir com tranquilidade.

Criptomoedas

EQI e Mercado Bitcoin

Uma novidade anunciada nesta quarta-feira (27) é que a EQI Investimentos e o Mercado Bitcoin firmaram um acordo para a venda cruzada de ativos.

Com o negócio, os clientes EQI passam a ter a compra direta de todo cardápio de criptoativos do Mercado Bitcoin à disposição, com segurança, ao passo que os clientes do Mercado Bitcoin podem a acessar todos os produtos financeiros oferecidos pela assessoria.

Prestes a virar corretora, a EQI também anunciou recentemente a compra de participação na casa de análises Monett e a criação de um braço (EQI Tech) para incubar gestoras de recursos menores dentro da EQI Asset.

Saiba mais sobre o negócio da EQI e do Mercado Bitcoin, clicando aqui.

  • Quer conhecer mais sobre como se proteger de golpes com criptos e opções de investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!
A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias