Fundos Imobiliários
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Como declarar fundos de investimento imobiliário no imposto de renda 2022?

Como declarar fundos de investimento imobiliário no imposto de renda 2022?

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

08 Jun 2022 às 20:53 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

08 Jun 2022 às 20:53 · 6 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022

Investir em fundos imobiliários (FIIs) é uma alternativa para muitos brasileiros que decidem lucrar através de ativos financeiros adquiridos na Bolsa de Valores (B3). Na prática, estes investimentos reúnem uma série de aplicações em empreendimentos imobiliários e precisam ser declarados no Imposto de Renda, que neste ano, tem início no dia  7 de março, às 8h, e término no dia 29 de abril, às 23h59, horário de Brasília.

Os rendimentos de Fundos de Investimento Imobiliário não possuem tributação, portanto o investidor não precisa recolher o imposto sobre os seus lucros, porém as operações de compra e venda e os seus dividendos precisam ser declarados ao Leão.

Sobre FIIs

Não existem operações diferenciadas na declaração dos FIIs, como acontece com as ações no Imposto de Renda, onde cada papel tem a sua execução, seja este normal ou day-trade. Ou seja: é necessário declarar no imposto quando há lucro na venda de uma cota de FII e não há isenção para ganhos inferiores a R$ 20 mil.

Em relação ao lucro líquido, a taxa de 20% representa as vendas de cotas e o imposto deve ser contabilizado todos os meses para ser pago via DARF  até o último dia útil do mês.

Os prejuízos relacionados as vendas de frações podem ser reduzidos nos lucros dos meses seguintes e as amortizações devem estar associadas ao saldo financeiro e não aos rendimentos que são pagos. O desconto deve ser somado ao valor do resgate,  o que garante uma análise maior dos lucros e prejuízos.

O investidor terá que calcular o seu ganho com fundos de investimento imobiliário, e desta forma, deverá anexar os seus rendimentos no imposto.  Vale ressaltar que os custos de corretagem e emolumentos são descontados desta operação.

Como declarar Fundo de Investimento Imobiliário no IR 2022?

O contribuinte precisa ter em mãos o programa de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física para poder declarar os fundos de investimento imobiliário.  A ficha de “Bens e Direitos – código 73”,  informa qual é a administradora do fundo, o seu número de CNPJ e as cotas do investidor. Se for uma conta conjunta, deverá ser citado o nome e o CPF do titular.

  • Em “Bens e Direitos”: escolha o grupo “07 – Fundos”.
  • Em seguida “03 – Fundos Imobiliários (FIIs)”, onde serão informados saldo e  valor aplicado.
  • O próximo passo é selecionar a localização (país): “105 – Brasil”
  • No campo CNPJ, o contribuinte irá inserir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do fundo imobiliário
  • Na aba “Discriminação” serão citadas a instituição financeira que administra o fundo, o CNPJ, o titular e o seu número de cotas.
  • Por fim, o contribuinte irá acessar “Situação em 31/12/2021” para informar os valores que correspondem as suas cotas de fundos de investimento imobiliário.

Os investidores que negociaram suas frações de FIIs precisam declarar o resultado das operações, mesmo que tenha gerado lucro ou prejuízo. Os proventos mensais devem ser computados, independente do valor que foi investido. Vale ressaltar,  que não existe limite estabelecido em fundos de investimento imobiliário – ao contrário das declarações de ações no IR, que limitam ao valor de R$ 20 mil.

  • Acesse também:

Como declarar renda fixa no Imposto de Renda 2022
Como declarar BDRs no Imposto de Renda 2022
Como declarar Ações no Imposto de Renda 2022

Também é necessário verificar o número de vendas ao mês, o que representa uma maior compreensão do lucro obtido. Para calcular o valor do imposto a ser pago, o investidor precisa seguir a seguinte fórmula: Lucro = valor de venda – compra – taxas (corretagens e emolumento).

As perdas também precisam ser declaradas ao Leão e os prejuízos são abatidos dos lucros para que haja compensação. O cotista deve expor os seus ganhos e fazer a operação via DARF – código 6015, através do internet banking ou do programa Sicalc, da Receita Federal. No caso de atraso, o aplicativo calcula a multa e os juros do pagamento.

Para preencher a declaração no Sicalc é preciso seguir os seguintes passos:

  • Selecione “operações fundos invest. imob” na aba Renda Variável
  • Declare as informações mensais em “ganhos líquidos ou perdas”.
  • No “resultado líquido do mês” será necessário digitar os lucros e prejuízos mensais.
  • O resultado negativo anterior a janeiro deve ser computado em  “resultado negativo até o mês anterior”.
  • “Imposto retido ao mês” representa os valores de impostos bloqueados de acordo com os rendimentos da corretora
  • Por último, em “imposto pago” serão lançados os valores mensais de impostos que serão pagos.

Declarar rendimentos de FIIs no Imposto de Renda

Os rendimentos de ativos são isentos do Imposto de Renda, e esta iniciativa tem como objetivo incentivar o mercado de fundos de investimento imobiliário. Apesar da facilidade, a pessoa física tem que declarar os seus dividendos, assim como o investimentos atuais e  ganho de capital adquirido com a venda de cotas.

  •  Escolher a ficha de declaração rendimentos isentos e não tributáveis
  • Seleciona a opção 26 – outros

Por fim, o contribuinte terá que informar:

  • Tipo de beneficiário: titular ou dependente de acordo com o fundo de investimento imobiliário
  • Beneficiário: em caso de uma pessoa que não seja o titular
  • CPF / CNPJ: indicar o CNPJ ou o CPF da administradora, dado este, disponível no informe recebido via correio
  • Nome da fonte pagadora: especificar qual foi o rendimento recebido, conforme o informe.
  • Descrição: escreva “distribuição de rendimentos do FII”
  • Selecione “valor” e especifique o rendimento.

Ou seja: é necessário conhecer todos os passos para declarar de forma correta os investimentos e eventuais lucros em operações com fundos imobiliários (FIIs).

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias