A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está com uma consulta pública aberta até o dia 27 de junho para subsidiar a aprovação do edital e anexos dos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022.
Os certames estão previstos para o dia 16 de setembro e preveem a contratação de energia elétrica a partir de novos empreendimentos de geração de fonte hídrica, eólica, solar fotovoltaica e térmica.
O Leilão de Energia Nova A-5 será objeto de Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado (CCEAR), nas modalidades:
- quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimento hidrelétrico (CGH, PCH, UHE até 50 MW);
- quantidade, com prazo de suprimento de 15 anos, para empreendimento eólico e solar fotovoltaico;
- disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimentos termelétricos a biomassa, a resíduos sólidos urbanos, a carvão mineral nacional e a biogás.
Já o Leilão Nova A-6 negociará contratos por:
- quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimento hidrelétrico (CGH, PCH, UHE até 50 MW);
- quantidade, com prazo de suprimento de 15 anos, para empreendimento eólico;
- disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimentos termelétricos q biomassa, a resíduos sólidos urbanos e a gás natural.
Busca de alternativas ao fornecimento de energia
A ideia dos leilões é ampliar o uso de energias renováveis no Brasil nos próximos anos, garantindo alternativas ao formato atual, dependente de hidrelétricas e eventualmente sujeito a riscos de desabastecimento no caso de falta de chuvas.
Na semana passada, a Aneel anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde para as contas de luz no mês de junho, o que garante um preço mais baixo e reduz parte da pressão inflacionária sobre a economia brasileira.
- Quer incluir empresas de energia em seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!