SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Vivara: Mercado exagerou ao punir as ações pela alta da prata

Vivara: Mercado exagerou ao punir as ações pela alta da prata

Análise da formação de preços dos produtos de prata indica a necessidade de um reajuste de aproximadamente 9% para compensar o impacto

O mercado pode ter exagerado ao punir as ações da Vivara (VIVA3) em consequência do forte aumento dos preços da prata em 2026, avalia o Santander em um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (2). A queda, no ano, chega a aproximadamente 12%, apesar do recuo na commodity desde sexta-feira passada.

“Embora o choque nos preços da prata tenha pressionado as ações da Vivara, acreditamos que o mercado esteja exagerando os riscos de curto prazo. A cobertura de estoques permite que os reajustes de preços sejam implementados de forma gradual, mitigando impactos imediatos sobre a elasticidade da demanda e as margens”, explicam os analistas Lucas Esteves, Eric Huang e Vitor Fuziharo.

Segundo eles, a análise da formação de preços dos produtos de prata indica a necessidade de um reajuste de aproximadamente 9% para compensar o impacto sobre a margem decorrente de uma alta de 100% no preço da prata.

O Santander calcula que o valuation atual já embute um cenário excessivamente conservador, pois, mesmo no cenário mais adverso – com Vendas Mesmas Lojas (SSS) da Life em 0% e pressão de 7,5 pontos percentuais na margem bruta de Life – a ação ainda estaria sendo negociada a cerca de 10 vezes o múltiplo de preços sobre lucro para 2026 P/L 2026E.

Estoques garantem as margens

“As preocupações são justificáveis, porém exageradas, em nossa visão. Nosso primeiro argumento se baseia em uma análise simples do estoque da companhia”, ressaltam.

Publicidade
Publicidade

Olhando para o que a Vivara já tem nas lojas, de acordo com dados do terceiro trimestre de 2026, isso já seria suficiente para cobrir cerca de 80% das vendas desse período, permitindo um aumento gradual de preços ao longo do tempo.