Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Vitru (VTRU3) passa a ser negociada na B3

Vitru (VTRU3) passa a ser negociada na B3

Depois de quase quatro anos listada na Nasdaq, a Vitru ($VTRU3), uma das principais empresas de educação à distância do Brasil, fez sua estreia no Novo Mercado da B3 ($B3SA3) nesta segunda-feira (10). 

Este movimento é considerado inédito, pois a edutech decidiu retirar suas ações da Nasdaq, a bolsa de valores americana, que é focada em tecnologia, e trazê-las para o mercado brasileiro. O objetivo principal é estar mais próxima dos investidores locais.

Este pode ser o início de uma nova tendência para a B3. De acordo com fontes do mercado, a bolsa brasileira planeja atrair outras empresas listadas nas bolsas americanas.

Nos primeiros momento do pregão, a ação subia 15%.

Vitru: transferência da Nasdaq é marco

Em entrevista a um portal de notícias, Leonardo Resende, superintendente de relacionamento com empresas da B3, expressou entusiasmo com o processo. Segundo Resende, o cancelamento da listagem da Vitru nos EUA e sua transferência para o Brasil é um marco para o mercado brasileiro, demonstrando a capacidade do nosso mercado de capitais de financiar empresas brasileiras.

Nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, várias empresas brasileiras buscaram o mercado americano para lançar suas ações. Com a queda das taxas de juros a partir de 2020, quando o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) estava tentando manter a economia dos EUA aquecida em meio à Covid-19, houve um boom de liquidez que abriu espaço para novos IPOs. O mercado americano parecia muito promissor.

No entanto, Resende aponta que a dificuldade de muitos brasileiros em investir no mercado norte-americano se mostrou um obstáculo. O processo para investir diretamente nas bolsas americanas pode ser complicado, geralmente requerendo a intermediação de corretoras dos EUA.

Além disso, com a diminuição da liquidez após o início do ciclo de alta dos juros pelo Fed, os investidores estrangeiros também diminuíram, perdendo interesse por ativos de risco, principalmente de países emergentes.

Apesar de estarem listadas nos EUA, essas empresas estão ligadas às questões macroeconômicas brasileiras e sempre foram analisadas por especialistas em Brasil.

Você leu sobre a Virtu. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!