A EQI Research divulgou relatório sobre as expectativas de resultados para as varejistas no segundo trimestre do ano (2TRI23) e, de modo geral, não há entusiasmo com o que virá pela frente. De acordo com a Research, a tendência é de resultados mais fracos quando comparados com o segundo trimestre de 2022 (2TRI22).
De qualquer maneira, a EQI Research segue otimista com a performance de longo-prazo das ações e mais particularmente para as empresas Arezzo (ARZZ3) e Assaí (ASAI3).
Com relação ao varejo de Alimentos, formado por Carrefour-Atacadão (CRFB3), Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3), as vendas nas mesmas lojas (ou o indicador SSS, do inglês same stores sales) das companhias sob cobertura devem permanecer pressionadas pela diminuição da inflação de alimentos que apresenta alta de somente 1,02% no primeiro semestre do ano.
“Com esse cenário, a diluição de despesas pode ficar prejudicada levando a compressão de margens como as esperadas em Assaí e Atacadão. Estamos prevendo margem EBITDA de 6,9% (vs 7,1% no 2T22) para Assaí e de 4,7% (vs 6,8 no 2T22) para Atacadão. A menos impactada poderá ser o Grupo Mateus em que prevemos estabilidade na comparação anual (+6,8%)”, informa trecho do relatório.
Varejistas: lucro líquido e alavancagem para Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3)
Já no lucro líquido, as condições de alavancagem de Assaí e Atacadão devem permanecer um ponto de atenção apesar de esperamos que tais condições melhorem com a queda esperada na taxa Selic para os próximos meses. “Entre as alternativas sob cobertura, continuamos preferindo ASAI3”, completou a Research.
Sobre as empresas do setor de vestuário, que inclui Lojas Renner (LREN3), Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3), as condições de crescimento do setor de varejo de vestuário também são desafiadoras. Para Lojas Renner, uma das líderes do segmento no país, a EQI Research espera queda na receita líquida de 5,1% a/a. A composição de fraco crescimento de venda, resultados de serviços financeiros pressionados e gastos com novo CD devem levar a margem EBITDA para queda 5,4 p.p. na comparação anual.
Para as companhas Arezzo e Grupo Soma, é esperada uma diminuição do ritmo de crescimento de vendas mas ainda em patamares saudáveis se levarmos em conta as condições desafiadoras no campo macroeconômico.
“Permanecemos preferindo varejistas com amplos portfólios de marcas voltadas ao público alta/média renda tendo a ARZZ3 como a melhor posicionada no setor e com preços interessantes para compor uma carteira de longo-prazo”, completa o relatório da EQI Research.
Você leu relatório da EQI Research sobre varejistas. Quer ter renda passiva o ano todo? Então acesse a agenda de dividendos!