Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
UBS projeta dividendos extraordinários para Itaúsa (ITSA4)

UBS projeta dividendos extraordinários para Itaúsa (ITSA4)

O banco suíço UBS projeta que a Itaúsa (ITSA4), holding controladora do Itaú ($ITUB4), Alpargatas ($ALPA4), Dexco ($DXCO3), CCR ($CCRO3), Aegea Saneamento, Copa Energia e NTS, volte a ser uma excelente pagadora de dividendos.

Segundo estimativas do UBS, o Itaú deverá distribuir R$ 59,5 bilhões em dividendos nos próximos 18 meses. Como a holding possui mais de 37% do banco, isso permitiria à Itaúsa receber R$ 22,1 bilhões em proventos, equivalente a um dividend yield de 19,5% no período.

O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, revelou recentemente que pagamentos de dividendos extraordinários podem ser liberados já no início de 2025. 

Historicamente, a Itaúsa repassa 100% dos proventos recebidos do Itaú aos seus acionistas.

Embora o cenário possa parecer incerto, ao analisar o histórico de dividend yield dos últimos cinco anos, a Itaúsa já atingiu níveis superiores aos registrados em anos anteriores. 

Nos últimos 12 meses, as ações $ITSA4 apresentaram um retorno em dividendos de 7,31%. Em 2023, o dividend yield foi de 5,64%, em 2022, 7,16%, e em 2021, 4,80%.

Apesar dessa evolução, em 2022, o CEO da holding, Alfredo Setubal, afirmou que a Itaúsa enfrentaria um “vale” de dois a quatro anos, com distribuições menores, próximas do mínimo de 25% do lucro líquido, para depois retomar a média histórica de payout (parcela do lucro destinada a proventos) de 40% a 50%.

Analistas do mercado indicam que a melhoria no pagamento de dividendos da Itaúsa está diretamente ligada ao aumento das distribuições feitas pelo Itaú. Embora a holding controle sete empresas, o banco é o principal responsável pelas distribuições de recursos aos acionistas.

Em entrevista ao E-Investidor, Milton Rabelo, analista da VG Research, destacou que as outras seis empresas estão realizando investimentos ou possuem elevado endividamento, resultando no pagamento mínimo de dividendos. 

Também para o E-Investidor, Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, acrescentou que a venda da participação do Itaú na XP melhorou o fluxo de caixa do banco, possibilitando uma maior liberação de recursos para os acionistas.

Você leu sobre Itaúsa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!