Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Small Cap: confira quatro ações para você investir hoje!

Small Cap: confira quatro ações para você investir hoje!

Com expectativas de um início de ciclo de queda de juros dentro de alguns meses, um tipo específico de ação ganha destaque no cenário financeiro: a Small Cap. 

Sendo mais sensíveis à economia local e ao ciclo de juros, essas empresas costumam sofrer durante períodos de aperto monetário, porém, em tempos de taxas mais baixas e crescimento econômico, apresentam um potencial de retorno atrativo. 

Com a queda da Selic e uma perspectiva de maior crescimento econômico no Brasil nos próximos meses, os analistas preveem uma possível valorização das Small Caps na bolsa. 

A partir do guia abaixo você vai entender as principais características desse tipo de ações, vantagens e riscos, como investir e ainda terá uma lista das quatro melhores Small Caps para começar a investir já! Acompanhe!

ACESSE GRATUITAMENTE RECOMENDAÇÕES E ANÁLISES DE INVESTIMENTOS ASSINADAS PELO TIME DE ESPECIALISTAS DA EQI RESEARCH

O que é uma Small Cap?

As Small Caps são ações de empresas que possuem baixa capitalização de mercado. Ou seja, possuem um menor valor de mercado na Bolsa.

Essa classificação não está relacionada à qualidade da empresa, mas sim ao seu porte. Em geral, o mercado tende a considerar empresas com capitalização abaixo de US$1 bilhão como pouco capitalizadas, logo Small Caps.

As Large Caps, também conhecidas como blue chips, geralmente possuem um valor de mercado acima de US$10 bilhões

Muitas das Small Caps disponíveis no mercado são de empresas estabelecidas e bem conhecidas pelo consumidor – como Embraer (EMBR3), Arezzo (ARZZ3) e Azul (AZUL4).

Por outro lado, muitas delas também são empresas iniciantes na Bolsa de Valores e por isso seus papéis possuem menor liquidez e volume de negociação.

Existem ainda as companhias com mais tempo de mercado, mas que se encontram em situações complexas, como recuperação judicial.

Essa classificação leva em conta o preço de mercado e o volume de ações emitidas, e, devido a esse fato, está mudando constantemente. 

AÇÕES EXPONENCIAIS: BAIXE LIVRO DIGITAL SOBRE SMALL CAPS

Vantagens de investir em Small Cap

Uma das maiores vantagens das Small Caps é a oportunidade de buscar um maior retorno sobre o capital investido. 

Para um investidor pessoa física, a baixa capitalização de mercado e a menor liquidez das Small Caps pode ser uma vantagem. Isso é devido ao fato de que essas ações muitas vezes acabam sendo mal precificadas pelo mercado.

Algo a se manter em mente quando falamos de Small Caps é que muitas delas possuem um potencial significativo de retorno a longo prazo. Isso porque essas empresas possuem um grande potencial de crescimento e podem vir a se tornar Mid ou Large Caps.

Grandes empresas como Apple, Google e Facebook um dia já foram Small e Mid Caps, então acreditar no potencial de empresas que no momento não possuem tanta capitalização no mercado, mas que tem uma grande possibilidade de crescimento, pode ser uma ótima oportunidade de investimento.

Outro exemplo de Small Cap que passou por um grande crescimento e hoje é uma das maiores empresas do país é a Magazine Luiza (MGLU3).

Riscos de investir em Small Cap

Antes de tomar uma decisão sobre onde e como investir é importante analisar todos os pontos positivos e negativos. E assim como todo outro tipo de investimento, apesar de suas vantagens, as Small Caps não vêm sem riscos. 

Volatilidade

Essa característica não é necessariamente um risco, mas é algo que o investidor deve estar ciente ao investir em Small Caps.

A volatilidade dessas empresas faz com que o capital flutue intensamente, então é necessário estar preparado para oscilações na cotação. 

Liquidez

Esses ativos geralmente apresentam uma baixa liquidez no mercado de ações, o que pode dificultar a venda das ações e o encerramento do investimento por parte do investidor.

Precificação

Ao mesmo tempo que a subprecificação dessas ações é um fator vantajoso para o investidor, é importante manter em mente que devido a essas empresas serem menos monitoradas pelo mercado a precificação correta pode levar mais tempo em comparação com outras empresas na Bolsa.

Incerteza

Uma empresa recém-listada na Bolsa possui poucos dados e análises, o que não permite uma análise aprofundada, dificultando a precificação e avaliação do seu potencial.

Uma forma de lidar com essa incerteza é entrar em contato com analistas e assessores financeiros, assim você pode obter opiniões de especialistas do mercado e tomar a melhor decisão para seus objetivos. 

Vulnerabilidade 

Devido a algumas empresas classificadas como Small Caps ainda estarem em fase de crescimento, elas possuem uma maior vulnerabilidade econômica – podendo possuir mais dívidas devido a esse processo. 

Como ainda não estão consolidadas no mercado, essas companhias estão mais expostas a mudanças repentinas na economia, que podem vir a afetar os resultados de maneira mais expressiva em comparação às empresas de maior porte.

Como investir em Small Cap

Agora que você sabe tudo isso sobre Small Caps, surge a dúvida: como investir nelas?

Existem diversas formas de investir capital em Small Caps e três dos caminhos que você pode seguir são:

Ações 

A maneira mais tradicional de se investir em uma Small Cap é a compra de ações. E para isso, é necessário ter uma conta com saldo em uma corretora. 

A partir daí, a compra das ações é feita através da plataforma da corretora diretamente ligada ao pregão da Bolsa.

Levando em consideração os objetivos do investidor, é preciso estabelecer uma estratégia alinhada com a aquisição de Small Caps.

Pelas Small Caps terem uma tendência de não receber grande atenção do mercado, algo que pode ajudar na hora de decidir em quais investir é checar com os analistas e assessores da corretora escolhida se eles fazem o acompanhamento de ações e empresas desse segmento. 

Assim o investidor pode tomar decisões com base em informações seguras e confiáveis.

ETFs

Outra maneira de adicionar as Small Caps a sua carteira é através da compra de fundos de índices, também conhecidos como ETFs

No que se refere às Small Caps, a B3 oferece atualmente quatro tipos de fundos: o SMAL11, TRIG11, XMAL11 e SMAB11.

Com exceção do TRIG11, todos replicam o desempenho de uma carteira teórica de small caps da B3, representada pelo índice SMLL. O TRIG11, por sua vez, replica o Teva Ações Micro Caps.

Entre as vantagens desse ETF está a possibilidade de investir em uma carteira diversificada e assim diluir os riscos do investimento.

Além disso, o custo de aquisição do ativo é baixo, com uma taxa de administração de 0,50% ao ano – uma das mais baixas quando comparadas com a média dos fundos de ações.

Fundos

Uma alternativa para aqueles que ainda não dominam o processo de investir, ou não possuem tempo para pesquisar e analisar ativos, é investir através de fundos de investimento.

Esses fundos podem ser uma boa opção para quem quer investir nessas ações sem correr tanto risco.

No fundo, os ativos são administrados por um gestor que conhece bem o mercado financeiro, livrando o investidor de ter que lidar com burocracias e análises complexas.

Para obter esse tipo de investimento, só é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. É importante ressaltar, entretanto, que essas cotas são negociadas fora da plataforma de negociação de ações, ou seja, não estão disponíveis na Bolsa.

Em geral, a taxa de gestão de um fundo de Small Caps tende a ser mais alta do que as de ETFs.

4 Small Caps para você investir hoje

Pedimos para os analistas da EQI Research selecionarem quatro Small Caps recomendadas para o momento e são elas:

  • Simpar (SIMH3)
  • Arezzo (ARZZ3)
  • São Martinho (SMTO3)
  • Direcional (DIRR3)

SIMPAR (SIMH3)

A Simpar é uma holding que controla 7 negócios com operações independentes e complementares nos segmentos de logística, mobilidade, saneamento, infraestrutura, concessões e serviços financeiros.

“A holding traz maior segurança financeira e redução do risco com a diversificação dos negócios, além de apresentar um desconto acima da média do mercado”, avalia a EQI Research.

“A demanda segue aquecida para a Simpar, com clientes buscando um nível de serviço maior, a locação sendo mais vantajosa que o financiamento, e os demais negócios em crescimento, expostos à economia real”.

A aprovação do arcabouço fiscal, a desaceleração da inflação, o recuo nos rendimentos dos títulos do tesouro nos Estados Unidos, e a manutenção da Selic na última reunião do Copom, com possíveis cortes até o final de 2023 tendem a melhorar o resultado das empresas mais alavancadas, como a Simpar e suas controladas.

Outro ponto positivo para a empresa é que, com a melhora essa melhora operacional nos últimos anos, puxadas pela demanda aquecida e repasses de preço, a companhia alcançou a projeção de receita bruta de 2024 já em 2022. Assim, a Simpar informou ao mercado no final de maio que está revisando as projeções do grupo, sinalizando que deve elevar as estimativas anteriores de receita. Se os números vierem acima das estimativas do mercado, pode trazer fluxo positivo para o papel.

AREZZO (ARZZ3)

A Arezzo é uma empresa controladora de marcas de moda, com foco na classe média-alta e presença em múltiplos canais de distribuição.

Segundo a Research, a exposição atual ao mercado de calçados e seus primeiros passos em vestuário voltados à classe média-alta a capacita, de certa forma, a se esquivar dos desafios de inadimplência alta e dificuldade de expansão enfrentados por outros competidores.

A companhia possui um claro plano de expansão com diversificação em todos os aspectos (categorias, geografias, classes sociais e canais de distribuição). A empresa foi capaz de criar processos internos suficientemente desenvolvidos por anos em criar operações, integrar e desenvolver seu crescimento orgânico e inorgânico.

A Research também destaca que a empresa tem baixa exposição a serviços financeiros. “Os serviços financeiros, muito comuns em varejistas como Lojas Renner, C&A e Riachuelo com a emissão de cartões, não são modelo de receita atualmente explorados pela companhia. Entendemos que a ausência desse tipo de resultado protege a Arezzo de momentos de alta inadimplência no sistema financeiro, como o que atualmente estamos vivendo”, afirmam os analistas.

SÃO MARTINHO (SMTO3)

A São Martinho é um dos maiores grupos sucroalcooleiros do Brasil, focado na produção de commodities como açúcar bruto (VHP), etanol anidro e hidratado, e energia elétrica.

A empresa opera quatro usinas, sendo três em São Paulo e uma em Goiás, com capacidade total de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Segundo a Research, o segmento vive cenário positivo, com preços historicamente altos para o açúcar e etanol. E a expectativa é que a São Martinho continue aumentando a produção pelos próximos anos até chegar perto da capacidade das usinas.

DIRECIONAL (DIRR3)

A Direcional é uma das maiores construtoras populares do Brasil, lançando mais de 14 mil unidades em 2022, incluindo imóveis populares e de média renda. A companhia apresenta grande diversidade geográfica, com projetos em oito estados e no Distrito Federal, focando em regiões com grande potencial de expansão.

As principais vantagens competitivas da empresa são decorrentes da economia de escala, estrutura operacional verticalizada e experiência no desenvolvimento de habitação popular.

Para a EQI Research, a empresa apresenta programas de incentivo à habitação social que são boas ferramentas políticas. E o Governo atual deve estimular esse segmento para elevar a sua aprovação. Os incentivos nesse segmento viabilizam novos projetos para as construtoras populares e aumento de preços das unidades. “Acreditamos que a maior disponibilidade de crédito possibilitará a DIRR aumente o volume de lançamentos com margem bruta saudável”.

Os analistas também destacam que, mesmo com o recente aumento nos custos dos materiais de construção, a empresa manteve a margem bruta em patamares saudáveis, reafirmando a qualidade operacional da companhia.

Small Cap: para você saber ainda mais

Para se aprofundar ainda mais no universo das Small Caps e ter acesso às estratégias mais recomendadas para você aumentar sua probabilidade de obter lucros exponenciais com gestão de risco, confira o Livro Digital gratuito Small Caps: Ações Exponenciais.