A anglo-holandesa Shell e a norueguesa Equinor vão criar uma petroleira gigante para atuar no Mar do Norte, por meio de uma joint-ventura das duas companhias. A nova empresa terá sede em Aberdeen, Escócia, e a ideia é combinar os ativos offshore nas águas territoriais do Reino Unido.
A parceria, com participação igualitária entre as empresas, busca sustentar a produção de combustíveis fósseis e garantir a segurança energética no país.
Com previsão de conclusão até o final de 2025, a nova empresa deve se tornar a maior produtora independente no Mar do Norte do Reino Unido, com expectativa de produzir mais de 140 mil barris de óleo equivalente por dia já no ano seguinte.
“Espera-se que o petróleo e o gás produzidos internamente tenham um papel significativo no futuro do sistema energético do Reino Unido”, afirmou Zoë Yujnovich, diretora de gás integrado e upstream da Shell.
Petroleira gigante terá papel crítico na transição energética
Ela destacou que o novo empreendimento desempenhará um papel crítico na transição energética. A joint venture englobará ativos estratégicos de ambas as empresas, como os campos Mariner, Rosebank e Buzzard, da Equinor, e Shearwater, Penguins, Nelson e Schiehallion, da Shell.
Segundo Camilla Salthe, vice-presidente sênior de upstream no Reino Unido pela Equinor, a união dos portfólios permitirá processos mais eficientes, melhorando margens e gerando valor a longo prazo.
Embora as ações das empresas tenham registrado quedas modestas após o anúncio, o mercado vê a parceria como um passo estratégico para fortalecer suas operações no Reino Unido. A Shell emprega cerca de 1.000 pessoas no país, enquanto a Equinor mantém uma equipe de 300 colaboradores.
Você leu sobre petroleira gigante. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!