A relação Eletrobras-Delta tem levado investidores à Justiça.
O mercado quer apurar a realização de contratos entre as partes durante a gestão de João Carlos de Abreu Guimarães como vice-presidente de Comercialização da ex-estatal.
Vale lembrar que a primeira é uma companhia listada na bolsa brasileira (ELET3) e, por isso, tem, em tese, um elevado grau de governança. Os analistas também observam a firma (ELET6).
Já a Delta Energia se posiciona como uma das maiores empresas de energia em 17 anos de atuação.
Contra as duas, a Associação Brasileira de Investidores (Abradin) entrou com interpelação judicial na 42ª Vara Cível da Justiça estadual do Rio de Janeiro.
Guimarães, por sua vez, era sócio da Delta antes de assumir o cargo, em 1º de abril deste ano, e foi afastado no mês passado.
Relação Eletrobras-Delta
Presidente da Abradin, Aurélio Valporto disse que é inadmissível que a Eletrobras tenha tido como diretor comercial alguém envolvido em denúncias tão graves.
“Qualquer contratação com a Delta deve ser desfeita e é indispensável que os acionistas tenham ciência da extensão destes, uma vez que possuem grande potencial lesivo ao seu patrimônio”, destacou.
Na petição, a Abradin pede a apuração dos negócios entre as duas empresas no período de 1º de abril a junho. Segundo Valporto, o executivo foi afastado das funções após denúncias, mas ainda não foi apurada a extensão da atuação de Guimarães dentro da Eletrobras.
Levantamento do Estadão aponta que no último dia 3 de julho o Conselho de Administração da Eletrobras destituiu Guimarães do cargo de vice-presidente de Comercialização da companhia. O motivo da destituição não foi mencionado no comunicado da companhia.
Conforme o jornalão, em junho a empresa privatizada em 2022 informou que tomou conhecimento sobre notícias divulgadas pela imprensa acerca de supostas fraudes envolvendo empresas de comercialização de energia e disse que acompanhava o assunto. O posicionamento foi uma resposta à denúncia apresentada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) envolvendo supostas fraudes praticadas pelo Grupo Delta Energia.
Bolsa
Por volta das 16h25 a ação ELET3 subia 0,15%, cotada em R$ 38,93.

- SAIBA MAIS SOBRE A ELETROBRAS (ELET3) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE