Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Produção da Petrobras (PETR4) cai 6,5% no 3TRI24

Produção da Petrobras (PETR4) cai 6,5% no 3TRI24

A Petrobras (PETR4) informou produção de 2,689 milhões barris de óleo equivalente por dia (boed) no terceiro trimestre do ano (3TRI24), uma queda de 6,5% frente o mesmo período do ano passado.

A produção e venda de derivados também apresentaram crescimento de 4,2% no mercado interno, impulsionadas pelo aumento sazonal da demanda. Em setembro, a Petrobras registrou o melhor desempenho mensal do ano no fator de utilização total (FUT) das refinarias, que atingiu 97%, apesar de paradas para manutenção em unidades estratégicas.

Com isso, a produção total alcançou 1,818 milhão de barris por dia (bpd), com foco em produtos de alto valor agregado, como diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV), que juntos representaram 68% do total produzido.

Petrobras (PETR4): aumento de produção no campo de Mero

De acordo com a prévia operacional da PETR4, entre os destaques do trimestre estão o aumento de produção na plataforma FPSO Sepetiba, no campo de Mero, impulsionado pela entrada de três novos poços, além de novos poços nos campos de Búzios e Tupi.

Publicidade
Publicidade

Em outubro, a companhia informou ainda a entrada em operação do FPSO Maria Quitéria, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos. A plataforma foi equipada com tecnologias para redução de emissões, como o ciclo combinado de geração de energia, que aumenta a eficiência e reduz emissões de gases de efeito estufa em até 24%. A unidade tem capacidade para produzir 100 mil barris de óleo por dia (Mbpd) e processar 5 milhões de metros cúbicos diários (MMm³/d) de gás natural.

Outro avanço na produção do pré-sal inclui o FPSO Marechal Duque de Caxias, que já está posicionado e com o primeiro poço interligado, em fase final de preparação para iniciar as operações no campo de Mero, na Bacia de Santos. A plataforma tem capacidade de produção de até 180 milhões bpd de óleo e 12 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural.

Gás Natural

No campo de Búzios, o FPSO Almirante Tamandaré chegou ao Brasil em outubro após ser construído na China e será a primeira plataforma de alta capacidade da área, com potencial para produzir 225 Mbpd e processar 12 MMm³/d de gás natural.

Na área de gás natural, a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Rota 3, no Complexo de Energias Boaventura em Itaboraí (RJ), iniciou o procedimento de partida do primeiro módulo em setembro, com o primeiro gás comercial previsto para os próximos dias. O segundo módulo deve entrar em operação ainda em 2024, levando a capacidade total de processamento para 21 milhões m³/d.

Prévia da PETR4

Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!