Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) diz não ter sido notificada pelo TCU sobre licitação investigada

Petrobras (PETR4) diz não ter sido notificada pelo TCU sobre licitação investigada

A Petrobras (PETR4) divulgou esclarecimentos à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sobre uma matéria divulgada na imprensa que aborda uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) relacionada a uma licitação de R$ 16,5 bilhões conduzida pela petroleira. A companhia diz ainda não ter sido notificada.

De acordo com a reportagem, técnicos do TCU estão analisando uma denúncia de suposto direcionamento no processo licitatório para construção e afretamento de 12 embarcações do tipo PSV (Platform Supply Vessel). As empresas Bram Offshore e Starnav foram as vencedoras da concorrência, que teria tido critérios modificados durante o processo, conforme alegação da Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística (Logística Brasil).  

Em sua resposta, a petroleira afirmou que o procedimento foi conduzido em conformidade com a Lei 13.303/2016 e que, até o momento, além de não ter sido notificada pelo TCU, não possui conhecimento dos detalhes da apuração, considerada sigilosa. A estatal destacou que o processo licitatório recebeu sete propostas e seguiu os princípios de competitividade, economicidade e atendimento às necessidades operacionais.  

Petrobras (PETR4): licitação foi dentro da legalidade

A PETR4 informou ainda que os critérios de julgamento das propostas foram definidos no edital e seus anexos, com ampla divulgação e publicidade realizada por meio do portal Petronect, utilizado para centralizar as contratações da companhia. Segundo o comunicado, todas as empresas participantes tiveram a oportunidade de questionar o edital, e os esclarecimentos foram prestados de forma tempestiva pela comissão de licitação.  

Publicidade
Publicidade

A Petrobras reiterou seu compromisso com a transparência e conformidade, afirmando estar à disposição para fornecer esclarecimentos aos órgãos de controle. A companhia também reforçou que adota procedimentos rigorosos para assegurar a legalidade e integridade de seus processos internos.  

A CVM solicitou que a Petrobras esclareça se considera a investigação do TCU um fato relevante, e pediu informações adicionais sobre o caso. A petroleira ressaltou que continuará a colaborar com todas as instâncias competentes e a manter a comunicação aberta com os investidores e o mercado.  

Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!