SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Ações
Petrobras (PETR4) avalia aquisição de ativos do Mubadala na Bahia

Petrobras (PETR4) avalia aquisição de ativos do Mubadala na Bahia

A Petrobras anunciou que avalia a aquisição de participação acionária em ativos de refino e biorrefino do Mubadala Capital na Bahia. Entenda!

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou, em comunicado ao mercado nesta sexta-feira (22), que avaliará a aquisição de participação acionária em ativos de refino e biorrefino do Mubadala Capital na Bahia, assim como parcerias estratégicas no segmento.

O Mubadala Capital, de Abu Dhabi, controla – por meio da Acelen – a Refinaria de Mataripe, adquirida da Petrobras, e a Acelen Energia Renovável. A Refinaria de Mataripe, na Bahia, foi vendida ao Mubadala há dois anos.

No último dia 13, contudo, o presidente da estatal Jean Paul Prates afirmou que recomprar Mataripe não estava nos planos da empresa. Na ocasião, disse que a estatal tinha conversas com o grupo privado para um “projeto maior”, que envolve um memorando de entendimentos para um projeto ligado à produção de biocombustíveis no futuro. 

Mataripe tem capacidade de processar cerca de 300 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a 14% da capacidade total de refino do Brasil.

Publicidade
Publicidade

A informação das negociações foi divulgada ao mercado após a Petrobras ter recebido comunicação do Mubadala propondo “a formalização de discussões recentes sobre a formação de potencial parceria estratégica para o desenvolvimento do ‘downstream’ no Brasil”.

O objetivo da futura parceria é fortalecer o ambiente de negócios no setor e ao incremento do fornecimento de combustíveis de matriz renovável em nosso País. O modelo de negócio a ser analisado levará em consideração investimentos futuros e desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com a Mubadala Capital”, comunicou a Petrobras.

A proposta ainda será objeto de avaliação interna pela Petrobras.