Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) entra no mercado sul-africano com aquisição de bloco

Petrobras (PETR4) entra no mercado sul-africano com aquisição de bloco

A Petrobras (PETR4) informou que o Conselho de Administração aprovou a atuação da companhia na África do Sul, com a aquisição do bloco Deep Western Orange Basin (DWOB), localizado em águas profundas na Bacia de Orange. A aquisição de 10% de participação no bloco foi viabilizada por um processo competitivo conduzido pela TotalEnergies, operadora do projeto.

De acordo com a PETR4, o bloco DWOB já demonstrou potencial significativo, com descobertas recentes realizadas por grandes players do setor, como TotalEnergies, Shell e Galp. O consórcio que atuará na exploração do bloco passa a ser composto por TotalEnergies (40%), QatarEnergy (30%), Sezigyn Pty. (20%) e Petrobras (10%).

A entrada da Petrobras no bloco DWOB faz parte de sua estratégia de longo prazo para diversificar o portfólio exploratório e gerar valor, visando à recomposição de suas reservas de petróleo e gás. Essa movimentação está em consonância com o Plano Estratégico 2024-2028+ da empresa, que prioriza a exploração de novas fronteiras, tanto no Brasil quanto no exterior, em parcerias estratégicas.

Mapa com localização do bloco da PETR4

Petrobras (PETR4): atraso na Margem Equatorial

Por outro lado, a presidente da companhia, Magda Chambriard, aponta que as atividades de exploração e produção de petróleo na Margem Equatorial, região que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, estão atrasadas há pelo menos dez anos.

Publicidade
Publicidade

Durante o painel de encerramento da ROG.e (antiga Rio Oil & Gas), evento realizado no Rio de Janeiro (RJ), no mês passado, Magda lembrou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) leiloou áreas da Margem Equatorial em 2013, como parte de uma estratégia para descentralizar os investimentos, que estavam concentrados no pré-sal, localizado no Sudeste do país.

No entanto, a exploração em águas profundas da região enfrenta impasses ambientais, e as áreas seguem sem atividades petrolíferas significativas.

Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!