A gestora de investimentos Opportunity anunciou a venda de sua participação de 47,55% na Santos Brasil (STBP3) para o grupo francês CMA CGM, um dos gigantes globais de transporte e logística, em um negócio avaliado em R$ 6,33 bilhões.
A transação foi feita com base em um valor de R$ 15,30 por ação, embora o montante final possa sofrer ajustes até a conclusão do processo, dependendo de critérios estabelecidos no contrato.
Santos Brasil (STBP3): detalhes da venda
A Santos Brasil é responsável pelo Tecon Santos, o maior terminal de contêineres do Brasil e um dos principais da América Latina, movimentando cerca de 17% de todos os contêineres do país. A conclusão da venda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Os ajustes no valor da transação incluem um acréscimo por resultados do exercício de 2024, ajustes diários caso o fechamento ocorra após 31 de dezembro de 2024, e possíveis decréscimos relacionados a reduções de capital e devoluções a partir de junho de 2024, além de variações dependendo de processos judiciais em andamento.
Além disso, o grupo CMA CGM deverá realizar uma oferta pública de aquisição (OPA) pelas ações restantes da Santos Brasil, com o mesmo preço e condições oferecidas à Opportunity, garantindo benefícios também aos acionistas minoritários.
Com essa movimentação, a tendência de verticalização no setor portuário se fortalece no Brasil, alinhando-se a um padrão observado globalmente, onde empresas de navegação controlam terminais terrestres. A BTP, outro terminal em Santos, já é controlada por grandes operadoras, como MSC e Maersk.
Você leu sobre a venda de fatia da Santos Brasil (STBP3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!