Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Artigos
Opções de ações: uma semana de finais e recomeços

Opções de ações: uma semana de finais e recomeços

Olá investidor, temos acompanhado juntos diversos pregões em que pareciam que todos estão à espera da próxima grande notícia. Nas nossas animadas tardes na sala ao vivo, frequentemente evidenciado pelo meu amigo Pedro Ivo, dizemos que: “assim como na maior parte do tempo de nossas vidas, nada acontece!”

Esta semana, o Ibovespa operou nos mesmos patamares da máxima de dezembro, ensaiando uma correção que, ao fim de cada dia, o que parece estar se concretizando nessa sexta-feira.

gráfico Ibovespa

As ações que atingiram os níveis máximos de preço em agosto, permaneceram nesses patamares sem grandes variações até ontem.

gráfico Itaú

Assim como as ações que trabalhavam nas mínimas de agosto, assim permaneceram sem grandes surpresas na maior parte de setembro até então.

gráfico Magazine Luiza

O mercado sob a ótica das opções

O principal fator para a semana em relação as opções é o vencimento mensal nessa sexta, 20 de setembro. Houve um aumento no volume de negociações das opções, movimento natural em uma semana de vencimento, mas com uma “super quarta” no meio do caminho.

Publicidade
Publicidade

Na quarta-feira (18), foi anunciado pelo FED o início do ciclo de cortes de juros americanos, acompanhado de mais um começo de ciclo, dessa vez o anúncio alertou sobre o começo de um ciclo de aumento de juros domésticos.

Opções: a dança da volatilidade

Com o suspense que antecipava os números e principalmente os discursos dos bancos centrais, a volatilidade implícita das opções que vêm flertando com as mínimas históricas, permaneceu em baixos patamares.

Estamos próximos aos dias de chuva?

Um guarda-chuva costuma ser vendido mais barato em dias de sol, devido à redução da demanda, já que a maioria de nós só vai lembrar que não tem um guarda-chuva quando efetivamente estiver precisando de um.

Podemos dizer que o movimento da volatilidade implícita das puts pode medir o sentimento mais pessimista ou otimista do mercado em relação ao futuro, isso porque consideramos as puts como seguros para reduzir os impactos das variações dos preços.

No nosso caso, podemos dizer que equivale também a um guarda-chuva, que tende a ser mais barato em dias de sol e mais caros nos dias de chuva. Tivemos um aumento na demanda desses seguros, o que pode sinalizar que temos mais investidores dispostos a pagar para se proteger de possíveis correções de preços em breve.

Por meados de agosto os preços das puts, ou como mencionado acima seguros, estavam sendo negociadas preços baixos, uma put de VALE3 próximo ao valor de negociação do papel com vencimento em pouco mais de 4 meses custava 3,9%, atualmente nas mesmas condições de distância de preço e prazo, custam em torno de 4,5%.

Quando um ciclo encerra, um novo inicia…

Após uma semana com tantas repetições da palavra ciclo, hoje é o fim de mais um deles, do vencimento das opções mensais séries I e U. Eu não espero por respostas do mercado ao fim do dia e nem uma super pista que direcione o futuro, mas podemos ver a foto do que está acontecendo no momento e partir disso direcionar melhor as estratégias da nossa carteira de investimentos, proteger e rentabilizar as posições sempre que possível.

Sejam bem-vindas séries J e V, e nos acompanhe diariamente a partir das 14h horas na sala ao vivo no canal do YouTube da EQI Research com comentários e considerações sobre o mercado e estratégias usando opções.