Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Nvidia (NVDA; NVDC34) revela novos chips de IA e busca domínio no setor 

Nvidia (NVDA; NVDC34) revela novos chips de IA e busca domínio no setor 

A Nvidia (NVDA; $NVDC34) divulgou, durante sua conferência anual GTC, uma nova geração de chips voltados para inteligência artificial. O CEO da empresa, Jensen Huang, apresentou o Blackwell Ultra, que será lançado no segundo semestre de 2024, e o Vera Rubin, uma placa (GPU) de última geração prevista para 2026. 

A empresa busca manter sua posição dominante no mercado de IA, impulsionada pelo crescimento explosivo da demanda desde o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, em 2022. Atualmente, as GPUs da Nvidia são essenciais para o treinamento de modelos avançados de IA, e os novos produtos são aguardados com grande expectativa por investidores e desenvolvedores de software. 

Os chips Blackwell Ultra e Vera Rubin são projetados para oferecer maior desempenho e eficiência energética, fatores-chave para gigantes da tecnologia como Microsoft, Google e Amazon, que investem bilhões de dólares na construção de data centers baseados em hardware da Nvidia.

Nvidia: Huang diz que poder computacional para IA cresce de forma rápida

“A necessidade de poder computacional para IA está crescendo de forma acelerada e contínua”, afirmou Huang durante o evento. A Nvidia agora adota um ciclo anual de lançamentos de chips, enquanto anteriormente apresentava novas arquiteturas a cada dois anos. 

A conferência GTC, realizada em San Jose, Califórnia, atraiu 25 mil participantes e diversas empresas que utilizam a tecnologia da Nvidia para aplicações em IA. Entre os destaques, a General Motors anunciou que usará os serviços da Nvidia para seus veículos de próxima geração, enquanto Waymo, Microsoft e Ford também participaram do evento. 

Leia também:

Além dos novos chips, a Nvidia revelou novos laptops e desktops equipados com suas GPUs, incluindo os PCs DGX Spark e DGX Station, desenvolvidos para executar modelos avançados como Llama e DeepSeek.

A empresa também anunciou avanços em redes para interligar centenas ou milhares de GPUs, permitindo que funcionem como uma única unidade computacional, além do software Dynamo, que otimiza o desempenho dos chips. 

Como são os novos chips da Nvidia

Construído na arquitetura Blackwell introduzida há um ano, o Blackwell Ultra inclui a solução de escala de rack NVIDIA GB300 NVL72 e o sistema HGX B300 NVL16. O GB300 NVL72 oferece 1,5x mais desempenho de IA do que o modelo GB200 NVL72, além de aumentar a oportunidade de receita da Blackwell em 50x para fábricas de IA, em comparação com aquelas construídas com Nvidia Hopper.

“A IA deu um salto gigante,  — o raciocínio e a IA agêntica (software capaz de tomar decisões autônomas) exigem ordens de magnitude de mais desempenho de computação”, disse Jensen Huang. “Nós projetamos o Blackwell Ultra para este momento — é uma plataforma versátil única que pode facilmente e eficientemente fazer inferência de IA de pré-treinamento, pós-treinamento e raciocínio”, completou ele.

Você leu sobre Nvidia. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!