Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Nelson Tanure faz proposta para assumir controle da Braskem

Nelson Tanure faz proposta para assumir controle da Braskem

O empresário Nelson Tanure apresentou uma proposta à Novonor para adquirir o controle da Braskem (BRKM5), segundo informações do jornal Valor Econômico. A movimentação marca mais um capítulo nas disputas pelo comando da maior petroquímica da América Latina, cujo controle ainda está vinculado a dívidas da antiga Odebrecht.

De acordo com fontes próximas às negociações, Tanure pretende assumir indiretamente a posição que era ocupada pela Novonor por meio de um de seus fundos de investimento. A proposta inclui a manutenção da empresa no bloco acionário com uma participação minoritária, entre 3% e 5%, o que sinaliza uma estratégia de transição menos abrupta.

A operação, no entanto, depende de negociações com os bancos credores da Novonor, que detêm as ações da Braskem em garantia de uma dívida estimada em R$ 15 bilhões. Esses bancos — Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e BNDES — são atualmente os detentores reais de 50,1% das ações ordinárias (com direito a voto) da Braskem, que correspondem a 38,3% do capital total da companhia.

Além disso, qualquer mudança no controle acionário da Braskem também deve considerar a posição da Petrobras (PETR4), segunda maior acionista da empresa. A petroleira possui ações preferenciais e ordinárias e tem poder de influência relevante nas decisões estratégicas da companhia.

Controle da Braskem: Novonor tenta vender fatia há tempos

A venda da fatia da Novonor na Braskem está em pauta há anos, mas sem uma conclusão até o momento, com muitas idas e vindas.

Publicidade
Publicidade

Empresas internacionais, como as árabes Adnoc e a Saudi Basic Industries (Sabic), empresa da Arábia Saudita, que faz parte da gigante petroleira Aramco. Até mesmo a J&F, dos irmãos Batista, controladora da JBS (JBSS3), teria feito uma oferta de R$ 10 bilhões pela fatia da Novonor na companhia petroquímica.

Porém, nenhum dessas potenciais transações foi adiante. No fim do ano passado, notícia publicada no jornal O Globo em 28 de novembro apontava que a Novonor, estaria reestruturando sua estratégia de venda das ações da petroquímica, incluindo a formação de um fundo para atrair investidores. Mas a Petrobras se manifestou logo a seguir, dizendo que continuava avaliando alternativas para o ativo.