Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Ações
Notícias
Gol (GOLL4) pede recuperação judicial nos EUA e negociação de ações é suspensa

Gol (GOLL4) pede recuperação judicial nos EUA e negociação de ações é suspensa

A Gol ($GOLL4) pediu recuperação judicial nos Estados Unidos e irá buscar um crédito de US$ 950 milhões em financiamento para apoiar os negócios da empresa por lá. Efeito contínuo, as ações da empresa no Brasil tiveram as negociações suspensas por conta da divulgação desse fato relevante.

De acordo com documento ao mercado, a Gol (GOLL4) informou que entrou voluntariamente com pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. Esse mecanismo é um processo legal dos Estados Unidos utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente.

Leia também:

Gol (GOLL4) busca financiamento

Enquanto isso, a companhia também anunciou que deu início a um processo legal com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (DIP) por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra. Esse tipo de financiamento é um modelo semelhante ao que a Americanas ($AMER3) buscou por aqui.

A companhia informou que buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias.

“O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”, informou nota da companhia.

Empresa forma comitê de acompanhamento

O conselho de administração da empresa aprovou a criação de um Comitê Especial Independente que irá acompanhar o andamento do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. Além disso, terá também um Diretor de Reestruturação, que será Joseph Wilfred Bliley IV.

O colegiado será composto por três membros: Marcela de Paiva Bonfim Teixeira, Timothy Robert Coleman e Paul Stewart Aronzon, todos conselheiros independentes. De acordo com a empresa, esse comitê atuará como um órgão consultivo do Conselho de Administração, com poderes e autoridade para avaliar, revisar, planejar, supervisionar negociações e apresentar recomendações ao Conselho de Administração sobre quaisquer assuntos decorrentes ou relacionados aos procedimentos do Chapter 11.

Adicionalmente, a empresa informou que Coleman e Aronzon tomaram posse como membros independente do conselho de administração. Eles entram no lugar de Richard Lark e Joaquim Constantino Neto, que renunciaram aos cargos. Já na vice-presidência do conselho, foi indicado Ricardo Constantino para o exercício da função.

Operações continuam normais, diz empresa

Além disso, a empresa alega que, com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da GolLog, o programa de fidelidade Smiles e outras operações continuam normalmente.

“A Gol vem empreendendo esforços significativos para oferecer a melhor experiência de viagem aos clientes são mesmo tempo em que melhorou sua lucratividade e posição financeira”, diz Celso Ferrer, CEO da Gol (GOLL4).