A EQI Research divulgou a carteira recomendada de dividendos para janeiro, com oito recomendações. Não há alterações com relação à carteira de dezembro, porém ressalta que já há elevada exposição à Petrobras (PETR4), que irá distribuir proventos em fevereiro e março; e também à Itaú (ITUB4), que já pagou dividendos acima das expectativas no início do mês, e já tem pagamentos previstos para os próximos meses.
“Cremos que estamos bem posicionados tanto do ponto de vista fundamental (ações de empresas com negócios resilientes, pouco endividadas, com geração de caixa para o acionista e dispostas a pagar dividendos), como do ponto de vista de momento efetivo de distribuição de proventos. De fato, esperamos distribuições de dividendos robustas ao longo de todo o ano, mas com forte concentração já no primeiro trimestre”, diz trecho do relatório.
Em termos setoriais as maiores exposições seguem sendo Bancos (com 40%), Eletricidade (com 25%) e Petróleo (com 20%).

Carteira recomendada de dividendos: cenário para janeiro
O ano começa de forma muito parecida como terminou 2024, porém com o agravante de um cenário externo ainda mais desafiador para os investidores.
“No Brasil, seguimos diante de um ambiente de incertezas com o quadro fiscal. Além disso, indicadores de inflação encerraram o ano acima da meta, colocando ainda mais pressão sobre as taxas de juros”, diz outro trecho do relatório.
Leia também:
No cenário internacional, predominam as dúvidas em relação ao próximo mandato do Donald Trump nos Estados Unidos. Além disso, dados ligados ao mercado de trabalho norte americano, divulgados no início do ano, aumentaram as apostas de que o Federal Reserve (Fed) pare de reduzir os juros do país.
Desempenho em dezembro
Em dezembro, a carteira da casa de análise teve performance superior ao IDIV (indíce de referência) de mais de 2 p.p, graças aos bons desempenhos Brasil Seguridade (BBSE3) e Petrobras.
Para este mês, a EQI Reearch reforça mais uma vez a importância para o investidor de ações brasileiras estar exposto a empresas saudáveis. Companhias com a geração de caixa elevada, baixo endividamento e com capacidade e disposição para distribuir dividendos tendem a se destacar no universo de renda variável.

Você leu sobre carteira recomendada de dividendos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!