Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Carteira recomendada de ações: veja indicadas da EQI Research para junho

Carteira recomendada de ações: veja indicadas da EQI Research para junho

A EQI Research publicou o relatório sobre a carteira recomendada de ações para junho – a chamada carteira Junina. A casa de análises optou por não promover alterações na carteira para este mês e segue preparada para captar performance elevada mais do que proporcional ao Ibovespa num cenário de retomada de bolsa. O pano de fundo macro que justificou tal posicionamento desde a virada do ano é o processo de corte de juros tanto no Brasil quanto nos EUA.

“Tais processos tem sido atrasados por uma inflação mais elevada do que o desejável ainda presente em ambos os países. De todo modo, seguimos pacientemente posicionados, uma vez que meses de forte performance em renda variável podem acontecer de modo rápido caso haja leituras mais benignas de inflação no curto prazo”, completou o documento.

Leia também:

Cenário para carteira recomendada de ações

O documento aponta que a percepção dos mercados quanto ao início dos cortes de juros nos Estados Unidos se deteriorou ao longo de maio.

O relatório cita que, com a contínua força da economia norte-americana, as manifestações de várias autoridades do Federal Reserve (FED) tem sido sobre a necessidade de manter os juros elevados por mais tempo, buscando assegurar a convergência da inflação para a meta de 2% ao ano (a.a.).

Publicidade
Publicidade

No cenário doméstico, também houve deterioração na percepção sobre a tendência fiscal e sobre o futuro da política monetária, após a decisão não consensual do Comitê de Política Monetária (Copom) em cortar 0,25 ponto percentual da Selic, com diretores nomeados pelo novo governo votando por corte de 0,50%.

“Com isso, especulações sobre um Banco Central relativamente mais tolerante com inflação acima da meta a partir de 2025 ganharam corpo. Acreditamos que a insegurança do mercado quanto ao tema será crescente que até que o Presidente da República aponte o novo presidente para o Banco Central”, informou o relatório da EQI Research.

Mudanças na Petrobras (PETR4)

O documento cita a troca no comando da Petrobras (PETR4), com a saída de Jean Paul Prates e a chegada de Magda Chambriard. Lembra que trocas de diretoria tão frequentes não são recomendáveis para nenhuma empresa, principalmente em um setor em que as decisões de investimentos tem impacto de longo prazo.

“Mas a esta altura do campeonato, ninguém deveria ficar exatamente surpreso com isso em se tratando de Petrobras. Não importa a matiz ideológica do governo de plantão, tem havido trocas frequentes (seis CEOs diferentes desde 2019)”, completou o relatório.

Além disso, o documento ressalta que a margem de manobra da nova CEO no curto prazo é baixa e não acredita que a troca atual tenha o poder de tirar radicalmente a empresa dos trilhos, especialmente no curto e médio prazos. “A longo prazo, esperamos ajustes no plano de investimentos da empresa em setores específicos, demandados pelo atual governo”, completa.

A casa de análises estima que a petroleira distribuirá um retorno em dividendos ordinários de 13,7% nos próximos 12 meses (considerando os preços atuais), pagos trimestralmente.

Você leu sobre carteira recomendada de ações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!