A EQI Research publicou relatório com sua carteira de dividendos para dezembro sem alterações com relação ao mês anterior. Em termos setoriais as maiores exposições seguem sendo Bancos (com 40%), Eletricidade (com 25%) e Petróleo (com 20%).
“Cremos que estamos bem posicionados tanto do ponto de vista fundamental (ações de empresas com negócios resilientes, pouco endividadas, com geração de caixa para o acionista e dispostas a pagar dividendos), como do ponto de vista de momento efetivo de distribuição de proventos. De fato, esperamos distribuições de dividendos robustas desde dezembro até o primeiro trimestre de 2025”, diz, no relatório, o analista Felipe Reis.
Apesar do momento adverso na bolsa ao longo de novembro, a Carteira EQI Dividendos apresentou ganhos na data de corte (desempenho de 1,38%), enquanto o IDIV subiu 3,13% no mesmo período.
Os destaques positivos do mês de novembro foram Petrobras (PETR4), cuja ação subiu 8,84% e Brasil Seguridade (BBSE3), que subiu 7,84%.
Leia também:

Carteira de dividendos: cenário econômico
Com os preços dos ativos brasileiros refletindo a contínua piora da percepção de risco, seja por deterioração doméstica ou externa, empresas com geração de caixa elevada, baixo endividamento e com capacidade e disposição para distribuir dividendos tendem a se destacar no universo de renda variável.
“’Se está atravessando o inferno, continue caminhando’. Esta frase, atribuída sem provas ao premiê inglês Winston Churchill, ilustra bem o papel que nossa carteira de boas empresas pagadoras de dividendos tem agora”, diz parte do relatório.
Calendário estimado de pagamento de dividendos
Confira abaixo o cronograma estimado de pagamento de dividendos:

Você leu sobre carteira de dividendos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!