Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
BTG Pactual recomenda compra de ações da Rumo (RAIL3)

BTG Pactual recomenda compra de ações da Rumo (RAIL3)

O BTG Pactual (BPAC11) manteve a recomendação de compra para as ações da Rumo (RAIL3), mesmo após a recente queda no valor dos papéis. A principal preocupação dos investidores tem sido a incerteza quanto à safra de 2025, especialmente em relação ao plantio de milho, o que tem resultado em uma demanda mais fraca por contratos logísticos por parte das tradings. No entanto, o BTG acredita que, apesar dos desafios, a Rumo conseguirá garantir uma parte significativa de sua capacidade logística.

O relatório aponta que a RAIL3 enfrentou dificuldades em firmar novos contratos devido à hesitação das tradings, que preferem aguardar uma melhor definição sobre o desempenho da safra do próximo ano. A seca no Mato Grosso em 2024 também aumentou o risco para a produção agrícola, impactando diretamente o apetite das empresas por serviços logísticos ferroviários.

No entanto, o BTG destacou que a venda antecipada de capacidade logística será crucial para o planejamento de EBITDA da Rumo em 2025, e as tradings poderão reconsiderar a assinatura de contratos com a empresa à medida que o risco da safra diminua. O banco também acredita que, com a alta nos custos de frete rodoviário, a Rumo continua sendo uma opção estratégica para mitigar os riscos logísticos.

Rumo (RAIL3): cenário mais pessimista

Os analistas do BTG apontaram que a empresa está precificando um cenário pessimista, com volumes e tarifas estáveis em 2025, mas ressaltam que a Rumo tem histórico de resiliência mesmo em anos de safra fraca. Além disso, a expectativa é de um sólido terceiro trimestre de 2024, com crescimento de volumes transportados e um EBITDA recorde.

Publicidade
Publicidade

Recentemente, a Cosan (CSAN3), controladora da Rumo, por sua vez, anunciou que Guilherme Machado, atual CFO da Compass, assumirá a posição de Rafael Bergman, que deixa a função de CFO da empresa de logística, a partir de 1º de novembro.

Você leu sobre Rumo (RAIL3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!