Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
BTG mantém recomendação neutra para Vale (VALE3)

BTG mantém recomendação neutra para Vale (VALE3)

O banco BTG Pactual (BPAC11) mantém recomendação neutra para a Vale (VALE3) após a divulgação do relatório de produção da companhia, com preço-alvo de R$ 65.

Para o banco de investimentos, o destaque do relatório de produção da Vale no quarto trimestre (4TRI24) foram os embarques de minério de ferro mais fracos do que o esperado, atingindo 81,2 milhões de toneladas (Mt) contra a estimativa de 83 Mt do banco, o que acabou impactando os números para o trimestre.

“Entendemos a estratégia comercial da Vale de retirar volumes de alto teor de sílica de um mercado que tem sido claramente punitivo em relação a contaminantes. Em última análise, a Vale está tomando uma decisão sensata de proteger os preços do minério de ferro e o mix de produtos, mas acreditamos que o mercado precisará de mais clareza sobre a estratégia futura para compreender a extensão da diferença entre embarques e produção daqui para frente”, observou o relatório do banco.

Segmento de metais básicos da Vale (VALE3) também decepciona, diz relatório

Em relação a outros assuntos, a VALE3 apresentou sua estimativa oficial revisada para de minério de de 323-330 Mt e anunciou razoáveis preços realizados de minério de ferro (1% acima da estimativa BTG).

Publicidade
Publicidade

“Além disso, gostaríamos de ressaltar que o segmento de metais básicos também decepcionou marginalmente, com os volumes de cobre um pouco abaixo de nossa estimativa (1%) e o níquel apresentando um desempenho ligeiramente fraco (6% abaixo de nossa estimativa)”, completa o BTG.

Diante disso, o banco mantém sua convicção de que a Vale apresentará resultados nada animadores no 4TRI24, sendo 2025 na maioria um ano de transição operacional para a empresa operacionalmente.

A recomendação Neutra foi mantida, uma vez que a empresa necessita de catalisadores para apresentar uma reavaliação e oferece rendimentos mínimos de dividendos relativamente pouco atrativos de 7-8%.

Entenda o relatório de produção da Vale

A Vale reportou uma queda de 5% na produção do minério de ferro no quarto trimestre do ano passado (4TRI24), ao atingir 85,3 milhões de toneladas (Mt), em linha com a estratégia da empresa de priorizar minerais de maior margem e melhoria do portfólio.

De acordo com a mineradora, essa decisão resultou na diminuição da produção no Sistema Sul, enquanto o S11D, em Carajás, registrou recorde de produção. As vendas totais no trimestre totalizaram 81,2 Mt, uma queda de 10% em relação ao mesmo período de 2023, refletindo a redução nas vendas de produtos de alta sílica para melhorar os prêmios all-in.

Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!