Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Vale (VALE3) tem queda na produção de minério de ferro no 4TRI24

Vale (VALE3) tem queda na produção de minério de ferro no 4TRI24

A Vale (VALE3) reportou uma queda de 5% na produção do minério de ferro no quarto trimestre do ano passado (4TRI24), ao atingir 85,3 milhões de toneladas (Mt), em linha com a estratégia da empresa de priorizar minerais de maior margem e melhoria do portfólio. Os dados estão no relatório de produção da companhia.

De acordo com a VALE3, essa decisão resultou na diminuição da produção no Sistema Sul, enquanto o S11D, em Carajás, registrou recorde de produção. As vendas totais no trimestre totalizaram 81,2 Mt, uma queda de 10% em relação ao mesmo período de 2023, refletindo a redução nas vendas de produtos de alta sílica para melhorar os prêmios all-in. 

Relatório de produção da Vale (VALE3)

Produção de pelotas da Vale (VALE3) também cai

A produção de pelotas, por sua vez, totalizou 9,2 Mt no último trimestre, 7% inferior ao mesmo período do ano anterior. 

Apesar da queda no minério de ferro, a Vale destacou avanços em outras commodities. No cobre, o complexo de Salobo registrou uma produção anual recorde, enquanto a produção no quarto trimestre somou 101,8 mil toneladas (kt), um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023. O desempenho foi impulsionado pelas operações em Salobo, Sudbury e o ramp-up das minas subterrâneas de Voisey’s Bay. 

Publicidade
Publicidade

Leia também:

Já no níquel, a produção no quarto trimestre atingiu 45,5 mil toneladas, uma leve alta de 1% em comparação ao ano anterior. Esse crescimento foi suportado pela maior produção em Onça Puma, que passou por uma reforma no alto-forno, e pelo desempenho consistente em Sudbury e Voisey’s Bay, mesmo com a desconsolidação da PTVI. Um marco considerado importante para o segmento foi a conclusão do projeto VBME, que consolida o compromisso da empresa com a expansão de suas operações de níquel. 

No segmento de cobre, a Vale registrou um desempenho positivo, com produção de 101,8 mil toneladas (kt) no quarto trimestre, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo forte desempenho operacional das minas de Salobo, no Brasil, e Sudbury, no Canadá, além do avanço no ramp-up das minas subterrâneas de Voisey’s Bay, também no Canadá.

Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!