Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Ações
Notícias
Apple derrete mais de 9% após tarifaço e tem pior desempenho desde 2020

Apple derrete mais de 9% após tarifaço e tem pior desempenho desde 2020

Um dia após o tarifaço de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, as ações de empresas de tecnologia estão entre as que sofrem as maiores perdas. Os papéis acompanharam a intensa queda do índice Nasdaq, que tombou 5,97%, aos 16.550 pontos. Só a Apple (AAPL; $AAPL34), caiu 9% e registrou o pior desempenho desde 2020.

A Apple liderou as quedas no setor de tecnologia após o anúncio das novas tarifas na quarta-feira. A desvalorização da Apple apagou mais de US$ 300 bilhões em valor de mercado, marcando o pior desempenho diário em cinco anos.

Apple tem mercado asiático como estratégico

Nos últimos anos, a Apple passou a vender nos Estados Unidos iPhones fabricados na Índia, AirPods vindos do Vietnã e desktops Mac montados na Malásia. A estratégia fazia parte de um movimento da empresa para reduzir sua dependência da China na produção de seus dispositivos. 

Essa diversificação foi impulsionada por desafios na cadeia de suprimentos, incluindo as tarifas impostas pelo governo Trump, as dificuldades logísticas durante a pandemia de Covid-19 e a escassez global de chips, que evidenciaram os riscos da concentração produtiva na China. 

No entanto, essa estratégia agora enfrenta um novo obstáculo. As chamadas “tarifas recíprocas” do presidente Trump também passaram a atingir os países onde a Apple realocou parte de sua produção e atingiram em cheio a empresa, já que Vietnã, Índia e China estão entre os países que mais pagarão tarifas.

Você leu sobre Apple. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!