A AMD ultrapassou a Nvidia na venda de placas gráficas (GPU), mas a falta do produto tem afetado o mercado, principalmente porque este anda aquecido devido às inovações relacionadas com a inteligência artificial.
A primeira é a Advanced Micro Devices uma empresa norte-americana fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores e placas de vídeo.
Já a segunda é uma multinacional de tecnologia incorporada em Delaware e com sede em Santa Clara, Califórnia.
AMD ultrapassa Nvidia
Levantamento da empresa alemã Mindfactory destaca que o avanço da AMD se dá sobre o volume de vendas da última semana, mas, no cômputo geral, a Nvidia ainda é a maior vendedora de GPU.
A Mindfactory aponta que, no período, foram vendidas 810 unidades de GPUs da AMD (66,39%) contra 410 exemplares da Nvidia (33,61%).
Mas, para se ter ideia acerca da dificuldade que ronda o setor, um twitter do megaempresário Elon Musk pode ser bastante esclarecedor.
Em rede social, ele disse que comprou 10 mil aceleradores da Nvidia, mas, obtê-los, foi “mais difícil do que comprar drogas”.
Estágio de empacotamento
Por conta disso, a companhia veio a público explicar que o gargalo na fabricação da GPU era o estágio de empacotamento do chip.
“As GPUs NVIDIA H-Class (para aceleradores) usam a tecnologia de empacotamento TSMC 2.5D Chip-on-Wafer-on-Substrate (CoWoS), um processo multiestágio de alta precisão cuja alta complexidade limita seu desempenho”, informou.
Ou seja, a empresa quis dizer que não se trata de falta de componentes no mercado, mas sim de uma falha ou morosidade no processo de embalamento.
Falta de semicondutores
O mercado já anda temeroso com a falta de uma série de componentes utilizados na indústria de tecnologia, como noticiou o EuQueroInvestir no dia 20 de julho.
Na ocasião, o portal confirmou que a produção global de chips continua em queda, segundo a multinacional taiwanesa TSMC.
Por conta disto, a perspectiva é de receita menor em 2023, destaca a empresa que fornece à Apple e Nvidia.
Também trouxe, à época, que esse viés de baixa deverá persistir por um bom tempo ainda, e o alerta acende o sinal vermelho para montadoras de automóveis e empresas de tecnologia.
Placas gráficas
Em relação às placas gráficas, a fabricação de semicondutores (chips) para este segmento também está em risco, principalmente devido à erros de projeto, falta de energia, contaminação do material até a simples escassez de terras raras ou outros materiais.
Mas a resposta da Nvidia acerca do problema coloca mais um fator de risco sob atenção do mercado, ou seja, o problema com a embalagem CoWoS pode ser mais sério do que o esperado.
Quanto a isto, a TSMC comunicou que levará um ano e meio para concluir a construção de fábricas adicionais e expandir as instalações existentes para compensar o atraso do processo de embalagem em relação à velocidade de produção dos próprios chips.
Na prática, a Nvidia terá que priorizar o lançamento de seus produtos – pois não haverá tempo e oportunidade suficientes para empacotar todos eles.
TSMC
Vale destacar que, atualmente, a TSMC é uma das poucas empresas com tecnologia de embalagem funcional e de alto desempenho, que é um requisito absoluto para o escalonamento de desempenho.
Alguns analistas esperam que a Intel Foundry Services (IFS) possa competir com a TSMC nessa área, bem como a Samsung.
A imprensa especializada norte-americana já noticiou, inclusive, que a Nvidia se propôs a instruir a Samsung quanto ao empacotamento dos chips para aceleradores de IA.
Na prática, as empresas desse setor estão buscando formar um ambiente colaborativo para, assim, dar conta da demanda e encontrar formas de não deixar o mercado consumidor na mão.
Por mercado consumidor, destaque para as Big Techs, incluindo aí Meta, Alphabet, SpaceX, Tesla, Microsoft e, na sequência, os conglomerados fabricantes de automóveis, que utilizam os semicondutores nos veículos que estão cada vez mais permeados de tecnologia.
Bolsa
A AMD está listada na Nasdaq sob o ticker AMD, bem como a Nvdia, sob o ticker NVDA. A TSMC, por sua vez, está listada em bolsa asiática.

- VOCÊ LEU SOBRE AMD ULTRAPASSA NVIDIA E PODE INVESTIR NESTAS E EM QUALQUER OUTRAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS; SAIBA MAIS