As petroleiras 3R Petroleum (RRRP3) e Enauta (ENAT3) informaram nesta sexta-feira (17) que as duas assinaram Protocolo e Justificação de Incorporação das Ações de emissão da Enauta Participações S.A. pela 3R Petroleum. O valor da operação deverá chegar em torno de R$ 40 milhões.
Ou seja, significa que a 3R irá incorporar a Enauta. Os principais termos e condições da operação, abaixo descritos, serão submetidos à deliberação das assembleias gerais extraordinárias de ambas as companhias.
As companhias fazem parte do segmento Novo Mercado da B3 ($B3SA3). Esse segmento tem critérios mais exigentes de governança corporativa e foi criado em 2000. O Novo Mercado atraiu a atenção dos agentes financeiros a partir de 2007, quando houve um primeiro “boom” de IPOs (ofertas iniciais de ações). Atualmente, é o segmento que mais recebe companhias, com 193 empresas listadas.
3R Petroleum e Enauta: veja como será a fusão
Para efetivar a operação, haverá a incorporação da Maha Holding, uma das acionistas majoritárias da 3R pela própria.
De acordo com a petroleira, a incorporação Maha Holding tem como objetivo principal permitir que a 3R passe a deter, direta ou indiretamente, 100% das ações emitidas pela 3R Offshore.
Para implementar essa incorporação, algumas operações precisam ser efetuadas:
Cisão Parcial da Maha Holding: A Maha Holding realizará uma cisão parcial para separar determinados ativos e passivos. Após essa cisão, a Maha Holding ficará exclusivamente com o investimento na Maha Offshore e, consequentemente, na 3R Offshore.
A seguir, a Maha Holding será extinta, e a 3R assumirá todos os seus direitos e obrigações, tornando-se titular de todas as ações emitidas pela Maha Offshore, que atualmente detém 15% das ações emitidas pela 3R Offshore. Isso resultará na conversão da Maha Offshore em uma subsidiária integral da 3R.
Depois, a 3R Offshore passará a ser totalmente detida (direta e indiretamente) pela 3R, que emitirá novas ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, que serão atribuídas à única quotista da Maha Holding, a Maha AB.
Na Incorporação Maha Holding, a relação de substituição foi negociada entre as administrações da 3R e da Maha Holding, considerando o valor justo. Como resultado, a quotista da Maha Holding receberá um total de 10.062.334 novas ações ordinárias emitidas pela 3R. Essas ações representam 2,17% do capital social da 3R. Para cada quota de emissão da Maha Holding, será atribuída a recepção de 0,043 ação ordinária de emissão da 3R.
Leia também:
Substituição de ações
Na Incorporação de ações da Enauta, a relação de substituição foi negociada entre as administrações das duas companhias, considerando a cotação média das ações das companhias e o volume negociado até a data de celebração do Protocolo e Justificação Enauta.
Como resultado, os acionistas da Enauta receberão um total de 213.210.661 novas ações ordinárias emitidas pela 3R. Essas ações representam 47% do capital social da petroleira. Para cada ação ordinária de emissão da Enauta ENAT3, será atribuído o recebimento de 0,809225 ação RRRP3. O número total de ações a serem recebidas pela Maha AB e pelos acionistas da Enauta, bem como as relações de troca mencionadas, estão sujeitos a ajustes habituais previstos nos Protocolos e Justificação e serão confirmados posteriormente.
O valor do reembolso a ser pago em virtude do exercício do direito de retirada pelos acionistas dissidentes da Enauta corresponde a R$ 14,59 por ação ENAT3. Esse valor é baseado no patrimônio líquido por ação da Enauta, conforme demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2023, aprovadas em Assembleia Geral Ordinária realizada em 29 de abril deste ano.
Você leu sobre 3R Petroleum e Enauta. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!