Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
2023 foi ótimo para ações que pagam dividendos, diz Felipe Paletta

2023 foi ótimo para ações que pagam dividendos, diz Felipe Paletta

O ano de 2023 foi muito positivo para quem priorizou as ações pagadoras de dividendos. O analista de ações Felipe Paletta, que conduz a carteira “Mais Dividendos” na Monett, diz que muitos papéis se beneficiaram entre outros fatores pelo movimento de queda dos juros no país.

A Carteira Mais Dividendos acumula em 2023 até o momento, um retorno de cerca de 35%, bem acima dos 15% do Ibovespa e dos 21% do Índice de Dividendos da B3. 

“Vamos recordar que o ano começou turbulento, com a economia global se recuperando da pandemia, taxa de juros no pico aqui no Brasil e começo de um novo governo no país. Essa combinação não parecia muito promissora para o mercado acionário, mas as oportunidades foram aparecendo aos poucos, principalmente diante dessa cautela”, diz.

Segundo o analista, os ganhos vieram sobretudo de acertos com teses que surfaram essa recuperação e o incipiente movimento de queda de juros. 

As ações da Tegma (TGMA3) são um bom exemplo, ele aponta, com valorização de 50%. 

Publicidade
Publicidade
gráfico com cotação ação Tegma

“Também tivemos ganhos bons com muitos outros papéis que confirmaram, trimestre após trimestre, que a Bolsa nem sempre reflete a economia real. Afinal de contas, negócios são negócios”, diz Felipe.

Carteira Mais Dividendos: cenário de juros foi favorável às pagadoras de proventos

Além disso, ele afirma que, com juros muito altos no país, empresas mais novas ou recém-chegadas na Bolsa, com pouco track record (histórico), ficaram muito para trás. 

“Isso trouxe ainda mais visibilidade para teses resilientes, o que tem tudo a ver com empresas que pagam bons dividendos. Tanto é verdade que podemos ver pelo retorno superior do Idiv vs. Ibovespa”, diz, referindo aos índices da bolsa de dividendos e das ações mais negociadas.

Idiv: Índice de Dividendos da B3, com alta de mais de 24%
Ibovespa: Principal índice da B3, das ações mais negociadas,
alta de mais de 21%

Para o ano que vem, ele espera continuidade do movimento, mas agora mais seletivo. “Dividendos de duplos dígitos combinados com fortes valorizações começam a ficar mais escassos”, afirma.

Mas ele acredita que a boa seleção de ações, aliada a um rigoroso estudo macro, pode ajudar o investidor a buscar retorno bem acima da taxa Selic. “Acredito que, por mais um ano, seguir as dicas quinzenais do programa Mais Dividendos renderá bons frutos aos investidores”.

Veja mais sobre o investimento na Carteira Mais Dividendos clicando aqui.

E entre aqui para assistir ao curso “Dividendos: construindo um futuro sólido”, dentro da Monett, sem nenhum custo.