Enquanto muito investidores comemoram a alta nas ações brasileiras, a maior gestora de recursos do mundo está evitando o mercado verde amarelo. A Black Rock está preferindo focar em outros países, como a Colômbia e Chile. A atitude segundo Ed Kuczma, gestor de portfólio da Black Rock em entrevista ao Money Times, foi influenciada pelo índice brasileiro, a cerca de 15,4 x o lucro estimado.
“Continuamos com uma visão construtiva para o mercado acionário brasileiro em geral. Mas vemos o valuation de determinados setores cada vez mais elevado. O que nos leva a alocar capital em outros mercados”, comenta Kuczma.
O gestor também afirmou em entrevista, que outros mercados que não se saíram tão bem se tornaram mais atrativos: “Chile e Colômbia são dois mercados em que passamos mais tempo procurando oportunidades.”
Por mais que a situação seja complicada no Chile, em meio aos protestos recentes, Kuczma comentou também a razão de investir no país: “No Chile, adicionamos a ações de papel e celulose dado que o peso chileno se desvalorizou em novembro e criou uma tremenda oportunidade de ampliar a aposta nas exportadoras.”
Em relação a Colômbia, o índice acionário subiu 23%. Além de ter se mantido no nível mesmo em meio aos protestos também. Mas as perspectivas para a economia são sólidas, e, a previsão aponta para um crescimento em 2020. A Blackrock tem observado oportunidades na Colômbia no setor financeira e de energia.
Ações brasileiras da Blackrock
Atualmente, o fundo de ações da empresa na América Latina possui rentabilidade de 13%. O Brasil continua como maior overweight (previsão de desempenho acima do universo de referência) na região.
Mesmo com a redução da taxa Selic e as reformas do governo, há sinais de retomada econômica. Mas a alta, entre os mercados acionários e a cautela ao dólar fez com que a Blackrock diminuísse sua exposição ao Brasil. Direcionando-se assim aos outros países.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






