Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
5 investimentos de renda fixa que rendem mais que a poupança

5 investimentos de renda fixa que rendem mais que a poupança

A poupança historicamente sempre foi o recurso usado pelo brasileiro para investir e poupar. Mas a verdade é que ela está muito longe de ser uma boa opção para isso.

Isso porque hoje em dia não é difícil encontrar no mercado uma série de produtos financeiros que oferecem rentabilidade maior que a poupança. Além disso, muitos deles costuma ser tão seguros quanto a antiga caderneta de poupança.

Então se o investidor busca por ativos que tenham tanta segurança quanto a poupança ele deve procurar por ativos de renda fixa. Abaixo relacionamos 4 opções de renda fixa que rendem mais que a poupança.

CDB

O CDB é um título de crédito que o banco emite para poder captar recursos financeiros e reinvesti-los na própria instituição. Na prática, funciona da seguinte maneira: O banco emite o título e coloca a disposição no mercado, diretamente ou por meio de uma corretora.

O investidor interessado compra e recebe a promessa de pagamento futuro do valor investido mais os juros do período.

Publicidade
Publicidade

De outro modo, podemos dizer que ao adquirir um CDB é você quem empresta dinheiro para o banco.

Além disso, a rentabilidade desse títulos varia muito conforme o banco que emitiu. Mas de forma geral, ela pode ser:

  • Prefixada: com taxa de rentabilidade fixa
  • Pós-fixada: com taxa de rentabilidade atrelada à um indicador como Selic e CDI
  • Híbrida: com uma taxa de rentabilidade fixa mais uma taxa atrelada à algum indicador como IPCA, Selic, CDI.

LCI e LCA

Esses títulos são muitos semelhantes ao CDB. Ou seja, ambos são muitos seguros e ainda são garantidos pelo FGC.

Mas a principal diferença entre eles consiste no destino do dinheiro captado. Enquanto o CDB é destinado para ser reutilizado pelo banco, a LCI E LCA são destinadas a captar recursos para o setor imobiliário e de agronegócios.

Além disso, a rentabilidade da LCI é muito parecida com a do CDB. Mas você encontrará títulos que remuneram somente a taxa prefixada ou pós fixada.

TESOURO DIRETO

O Tesouro direto ganhou muita popularidade nos últimos anos. Muito disso foi porque ele oferece uma segurança tão grande quanto a poupança e ainda rende mais.

Quanto a rentabilidade, o Tesouro oferecem três tipos de títulos:

  1. Tesouro Selic: Essa remuneração é atrelada a taxa de juros básica da economia (taxa Selic). Então quanto maior a taxa Selic mais alta a rentabilidade.
  2. Tesouro prefixado: Neste caso, a taxa de rentabilidade é fixada no momento da contratação. Então se você ficar com o título até o final do período combinado vai receber o que foi acertado na contratação.
  3. Tesouro IPCA: Este título paga uma taxa de juros fixa mais o IPCA que estiver em vigor no momento do resgate. Ele costuma ser usado por quem quer proteger seu dinheiro contra a inflação e ainda receber juros.

CRI e CRA

Esse tipo de título não é muito fácil de encontrar no mercado. Mas, basicamente a proposta dele é semelhante à LCI e LCA. Ou seja, captar recursos para o agronegócios e setor imobiliário.

Porém a rentabilidade dos CRI e CRA costuma ser um pouco abaixo dos demais títulos.

Mas isso não representa, necessariamente, um ponto negativo pois, diferente dos demais títulos, essa rentabilidade é liquida, ou seja, não desconta IR.

Mas cabe lembrar que esse tipo de titulo não tem a garantia do FGC, então muito cuidado antes de escolher essa modalidade de investimento.