Apesar das dificuldades enfrentadas pela Vale (VALE3), o banco BTG Pactual (BPAC11) manteve a recomendação de compra para as ações da empresa, baseada em valuation barato e exposição à China. O preço-alvo da ação é de R$ 125.
Membros do banco estiveram reunidos com o CFO da mineradora, Gustavo Pimenta, no Rio de Janeiro na semana passada. Relatório do BTG diz que o encontro foi quase inteiramente focado na agenda interna da Vale.
De acordo com o documento, é inegável que a confiança dos investidores na tese de investimento da empresa está menor, após a produção abaixo do esperado do minério de ferro, inflação de custos maior e desempenho abaixo do esperado de sua divisão de metais básicos, entre outros fatores.
“Embora o clima dos participantes no evento fosse de incerteza, saímos do evento animados com os planos da Vale para abordar cada uma dessas preocupações”, informou trecho do relatório.
- Baixe a planilha de ativos!
Vale (VALE3): custos com minério de ferro devem cair até 20% no fim do ano
Segundo o relatório, entre os pontos positivos foram que os custos caixa do minério de ferro C1 devem cair 10-20% até o final do ano e confiança no guidance revisado de produção de minério de ferro.
Sobre a divisão de metais básicos, questões que impactam o EBITDA da produção de cobre devem se reduzir à frente; a monetização da divisão de metais básicos é prioridade e será perseguida de forma inequívoca – o que foi considerado positivo pelo banco.
Com relação aos retornos aos acionistas, foi relatado que não há planos para desacelerar a recompra de ações (preferência da companhia de recompra sobre dividendos).
- Invista melhor! Acesse os materiais gratuitos da EQI!
“Em suma, está claro para nós que os resultados do 2TRI22 devem marcar o destaque negativo do ano em várias métricas, e a empresa está ciente da responsabilidade que eles têm para melhorar a percepção do mercado e entregar melhores resultados operacionais”, apontou outro trecho do relatório.
Valuation barato
Apesar da reabertura incerta e da reaceleração da economia chinesa, o BTG continua vendo como positiva a exposição da Vale ao minério de ferro – commodity que está mais de 70% exposta à China.
À medida que o PBOC – Banco Popular da China, equivalente ao banco central do país – tenta colocar a economia de volta nos trilhos por meio de estímulos monetários e fiscais maciços, o BTG acredita que a demanda por commodities pode ser beneficiada na margem.
“Apesar dos contratempos operacionais, acreditamos que a administração continua altamente disciplinada em sua estratégia de alocação de capital (muito pouco capex de crescimento)”, destacou o BTG.
O documento informa ainda que a maior parte da estratégia da Vale deve ser feita com foco nos retornos de caixa aos acionistas, que os investidores continuarão a favorecer no atual cenário. Estimamos um free cashflow yield de 15% para 2022, incluindo o recém-anunciado programa de recompra de ações de cerca de US$ 8 bilhões.
Quer saber mais sobre a Vale (VALE3) e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.