A EQI Research está iniciando a cobertura de Tupy (TUPY3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 34 para dezembro de 2023. Isto representa um potencial de valorização de 28,7%.
A principal atividade da companhia é a produção de fundidos e usinados utilizados na fabricação de motores à combustão, tendo operações no Brasil, México, Portugal, que somadas possuem capacidade de produção em 961 mil toneladas/ano.
A Tupy atua em veículos leves, comerciais leves e pesados, off-road e hidráulico. É diversificada regionalmente, com receitas na América do Norte (52%), América do Sul e Central (27%), Europa (17%) e demais regiões (3%).
- Acesse a Planilha de ativos
A Tupy é uma multinacional brasileira do setor de metalurgia e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte de carga, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global.
Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Joinville/SC, Betim/MG e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México, e em Aveiro, em Portugal. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Holanda e Itália.
A estrutura acionária da companhia possui o BNDESPar – braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – com 28,2%; a Previ, com 24,8%; a Trígono Capital, com 10%; acionistas minoritários somam 36,9%.

Por que investir em Tupy (TUPY3)?
A tese de investimento em Tupy (TUPY3) é baseada no crescimento esperado dos resultados com a recuperação de volumes, devido a normalização na cadeia de suprimentos e necessidade de renovação da frota de veículos nos países onde atua.
- Confira os materiais gratuitos da EQI!
A companhia atua majoritariamente em veículos comerciais leves e pesados, que são segmentos onde esse processo eletrificação dos veículos deve ocorrer de maneira mais lenta do que em veículos leves.
“Além disso, a TUPY também deve adicionar crescimento e rentabilidade com as aquisições recentes, incluindo as operações da Teksid no Brasil e Portugal e da MWM do Brasil, que vão permitir ganho de participação nos negócios em que a companhia já atua e a verticalização da operação”, aponta o relatório da EQI Research.
Principais riscos
Os principais riscos para a tese de investimentos estão relacionados a recuperação aquém do esperado na produção de veículos nos mercados onde a companhia atua, devido a condições macroeconômicas menos favoráveis; processo de eletrificação mais rápido do que o esperado ou surgimento de novas tecnologias para veículos comerciais leves e pesados que substituam os motores à combustão; e integração das aquisições ocorrer mais lentamente que o esperado e novos investimentos gerando retorno inferiores ao custo de capital da empresa.
Quer saber mais sobre a Tupy (TUPY3) ? Clique aqui e fale com um dos assessores da EQI Investimentos e tenha acesso exclusivo aos relatórios da EQI Research.