Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Renda Variável
Notícias
ETFs que pagam dividendos chegam à B3 nesta segunda (30)

ETFs que pagam dividendos chegam à B3 nesta segunda (30)

Para quem não investia em ETF por não pagar dividendos, saiba que essa desculpa irá acabar. A B3 (B3SA3) publicou um ofício circular, na última quinta-feira (26), que autoriza, a partir desta segunda-feira (30), a listagem e a negociação de ETFs que pagam dividendos de ações locais e internacionais.

O documento ainda cita que os dividendos poderão ser distribuídos, no mínimo, de forma mensal, respeitando a periodicidade e a política estabelecida no regulamento do fundo. 

ETF que paga dividendos

Já tem uma gestora pronta para o lançamento do ETF que paga dividendos, a Wise Capital. Ela tem experiência no mercado imobiliários americano com investimentos em REITs (Real Estate Investment Trust, equivalente a fundos imobiliários americanos).

A Wise Capital está elaborando um ETF para replicar o índice S&P Global REIT e pagará proventos. O fundo vai investir cerca de 500 REITs para reproduzir a performance do índice.

A gestora sinaliza que poderá pagar dividendos a cada três meses e em reais para os investidores pessoas físicas que aplicarem o seu dinheiro nele pela B3. A taxa de administração do ETF será de 0,65%. 

O ETF deverá se expor nos seguintes setores: residencial, escritórios, retail (varejo e shoppings), logística, hotéis e até mesmo cassinos. 

A expectativa é que o ETF seja negociado em meados do mês de março. A Wise Capital informa que já fez o pedido de listagem, mas que ainda precisa da aprovação da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O que é ETF?

Você ainda tem dúvidas sobre o que é um ETF? De forma resumida, o ETF (Exchange Traded Funds) é um conjunto de ações composto por empresas com ações na bolsa e que representam algum índice. Os fundos possuem algumas diferenças fundamentais que os distinguem dos fundos mais tradicionais de investimentos. 

Uma delas é que os ETFs estão sempre ligados a índices de referência, conhecidos como subjacentes. O que isso quer dizer? Os gestores devem adotar estratégias com o objetivo de replicar a variação do indicador de referência. 

Por exemplo, ao adquirir um ETF que replica o Ibovespa, os gestores elaboram estratégias para replicar a variação do principal índice do Brasil. Em 2022, o BOVA11 já tem ganhos de 6,19%, semelhante ao desempenho do Ibovespa, que variou 5,99%. 

Gráfico de linhas sobre o desempenho do BOVA11 em 2022
Fonte: Google Finanças
Gráfico de linhas sobre o desempenho do Ibovespa em 2022
Fonte: Google Finanças

A negociação do ETF é feita no pregão da bolsa de valores da mesma forma que é feita a negociação de ações. Então, você pode comprar e vender ETF da mesma forma como faz com as suas ações, através das plataformas de investimento. Para tanto, basta digitar o código do ETF e indicar o valor que você deseja realizar a operação.

E o que são dividendos?

Os dividendos são os tipos mais comuns de proventos. De certa maneira, eles são uma forma de distribuir os lucros para os acionistas. Por isso, diversas pessoas investem na bolsa justamente para ter acesso aos dividendos.

O pagamento dos dividendos podem ser realizados  de forma mensal, trimestral, semestral ou anual, que é o período máximo, e depende do desempenho da empresa. Primeiro, ela precisa ter lucro para poder distribuí-lo; segundo, a distribuição precisa ser a opção em detrimento do reinvestimento.

  • Quer a oportunidade para investir nos ETFs que pagam dividendos com segurança? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.