A EQI Research divulgou relatório sobre análise de crédito da Log Commercial Properties (LOGG3) e atribuiu nota 73, considerada positiva. Por atuar na área de construção, a companhia emite Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). Saiba mais sobre a avalição e a empresa.
Quem é a Log Commercial Properties (LOGG3)?
A Log Commercial Properties (LOGG3) iniciou suas atividades em 2008 ainda como subsidiária da MRV (MRVE3) e hoje é uma das maiores empresas no segmento de propriedades logísticas. O setor é considerado bastante fragmentado, de acordo com a EQI Research. E a atuação da empresa é focada tanto no desenvolvimento quanto na locação de galpões logísticos.
A companhia atua em todas as regiões do Brasil e financia suas operações de três formas: reciclagem, ou venda, de ativos maduros; emissão de dívida e junto ao mercado de ações.
Confira também: CFO da Log (LOGG3) explica a estratégia de crescimento com galpões logísticos
Log Commercial Properties (LOGG3): últimas atividades da empresa
Recentemente, os últimos relatórios trimestrais da companhia deixaram evidente como a alavancagem elevada pode prejudicar a geração de lucro da companhia.
A recente venda de três galpões por R$ 733,6 milhões reforçaria a capacidade da empresa de reciclar ativos mesmo em um momento considerado pouco favorável.
Pontos fortes do crédito
Os principais pontos positivos relatados pela EQI Research são: alocação de crédito, com inteligência de mercado e experiência no desenvolvimento e gestão ativa do portfólio de ativos.
Outros pontos positivos são a diversificação geográfica e estratégica em regiões de menos concorrência e demanda reprimida; e previsibilidade de receita devido a contratos de longo prazo; e, por fim, loan to value (LTV) abaixo do limite contratual.
Principais riscos
Entre os principais riscos, estão a elevada alavancagem financeira constante no histórico da Log que, caso não seja bem administrada, pode aumentar o risco financeiro da companhia. Outro risco é o cenário macroeconômico desafiador, que eleva a vacância ou inadimplência do portfólio.
O que é um CRI?
O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título de renda fixa lastreado por recebíveis imobiliários. Ou seja, um emissor do setor imobiliário (uma incorporadora ou um locador, por exemplo) vende o direito ao fluxo recebimentos futuros (por exemplo, prestações pela aquisição do imóvel ou alugueis) em troca de um adiantamento.
O investidor então passa a ser o detentor do direito de receber estes valores até o vencimento do título. Como se trata de uma operação de adiantamento de recebíveis, o investidor recebe juros, além do valor principal investido.
Por que investir em CRI?
Nos últimos três anos, os CRIs foram os títulos de crédito privado cujo volume de emissões cresceu mais rapidamente. Entre os principais motivos para esse sucesso, podemos citar: taxa de remuneração atraente, previsibilidade no recebimento de juros e isenção do imposto de renda para pessoas físicas.
Você leu sobre o relatório de análise de crédito da Log Commercial Properties (LOGG3).
- Aproveite e faça sua inscrição no FII Summit: Participe do maior evento sobre Fundos Imobiliários do Brasil!