Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Poupança
Notícias
Quando tirar o dinheiro da poupança e resgatar remuneração

Quando tirar o dinheiro da poupança e resgatar remuneração

Ainda que a poupança seja um investimento conhecido e considerado de baixa complexidade, a modalidade tem suas particularidades. Entre elas, a data de aniversário da aplicação, que pode determinar a remuneração. 

A data de aniversário da poupança é o dia do mês em que o depósito é realizado na caderneta. Ao contrário de outros investimentos, a remuneração dos depósitos é creditada de 30 em 30 dias para pessoa física, no dia do mês em que o dinheiro foi guardado.

Para aplicações realizadas no 5° dia a remuneração será creditada também no dia 5 de cada mês. As exceções são para dias 29, 30 e 31, que serão remuneradas no 1° dia do mês subsequente.

Qual o melhor dia para sacar o dinheiro da poupança?

Para saber a data de aniversário da poupança, o extrato da conta deve ser consultado. É o dia em que o dinheiro foi aplicado no investimento.

No entanto, o aniversário não é a data ideal para o resgate do dinheiro da poupança, mas sim o dia seguinte do recebimento da remuneração mensal. Ou seja, se o investimento foi realizado no dia 2 do mês, o melhor dia para o saque é 3.

No caso de diversas aplicações, o investimento terá mais de uma data de aniversário. Nesse caso, no mês seguinte, o dinheiro deverá ser resgatado a partir do dia da última aplicação, para o investidor receber a remuneração de todos os depósitos.


O que muda com Selic a 13,25%?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou a redução da taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano, marcando a primeira queda desde agosto de 2020. Essa decisão tem implicações significativas para diversos produtos financeiros e investimentos, incluindo a tradicional poupança, que tem sua rentabilidade diretamente atrelada à taxa básica de juros.

A mudança na Selic afeta o rendimento da poupança, mas nem sempre de forma proporcional. Para entender como a poupança se comporta com a nova taxa Selic, é importante saber que existem dois cenários distintos:

  • Taxa Selic acima de 8,5% ao ano: Nesse caso, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado, acrescido da Taxa Referencial.
  • Taxa Selic igual ou abaixo de 8,5% ao ano: Com a Selic nesse patamar, a poupança rende apenas 70% da taxa básica de juros, também acrescido da Taxa Referencial.

Portanto, sempre que a Selic estiver abaixo de 8,5%, o rendimento da poupança acompanha o movimento da taxa básica de juros. Já quando a Selic ultrapassa esse limite, como é o caso atual, a poupança passa a render de forma fixa, em 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial.

Dessa forma, se você investir R$ 1 mil na poupança com a taxa atual, verá seu dinheiro render cerca de R$ 62,60 em um ano, considerando a rentabilidade de 0,50% ao mês mais a Taxa Referencial. Vale lembrar que quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, maior será o rendimento.