Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Planejamento financeiro: 10 dicas para você começar o seu

Planejamento financeiro: 10 dicas para você começar o seu

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

17 Fev 2022 às 20:50 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

17 Fev 2022 às 20:50 · 3 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

Crédito: Reprodução/Pixabay

Planejamento financeiro é um tema difícil para a maioria da população brasileira. Não por acaso, os números mais recentes do Serasa revelaram que o número de inadimplentes já bateu 63,4 milhões, segundo o Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil, que revela os “nomes sujos” da nossa economia.

O fato é que o endividamento é consequência da falta de planejamento financeiro e acaba por resultar em mais dívidas. O que torna os projetos de vida e os objetivos cada dia mais distantes. 

Afinal, o que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é justamente a ferramenta responsável por trazer liberdade para a concretizações de projetos. Seja uma viagem, um carro novo ou quem sabe um investimento com foco na aposentadoria.

Assim como planejamos um jantar checando o que temos na despensa, o planejamento financeiro ideal começa com uma reunião de todas as suas informações financeiras.

O ponto aqui são as parcelas, os gastos no cartão, as despesas fixas e variáveis e o que mais você tenha de gastos, bem como as suas receitas. 

Está com todas as informações em mãos? Então vamos lá!

Para começar seu controle financeiro, você precisa de um registro do que você faz com seu dinheiro. Esse histórico permite conhecer as verdadeiras prioridades e ajuda a fazer escolhas melhores hoje e no futuro.

Responda a essas perguntas: 

  • Quanto você possui de receitas mensais? 
  • Quais são as suas despesas? 
  • Você possui uma reserva de emergência?
  • Quais são seus objetivos e sonhos de consumo? 

As perguntas parecem simples, não? Elas abordam basicamente tudo o que você precisa saber para começar seu controle financeiro.

planejamento financeiro

Reprodução/Pixabay

10 passos para se organizar

  1. Conheça a sua renda por completo. Muitas pessoas sabem o salário negociado, mas por muitas vezes, não têm real noção do valor que cai na conta.
  2. Um dos principais motivos para o descontrole financeiro é não saber o balanço entre receitas e despesas. Aqui as compras parceladas podem pesar ao fim do mês.
  3. Sempre divida seus gastos por categoria, assim você pode saber quais despesas são essenciais e quais decorrem de gastos que podem ser evitados.  
  4. O seu custo de vida é algo com que você realmente deve se importar. Tendo o número, exato é possível saber quanto resta ao fim do mês para investir nos seus objetivos.
  5. A melhor maneira de juntar dinheiro é economizando! Comece pelos gastos desnecessários, como aquela assinatura que você não utiliza, a tarifa do banco e o que mais fizer sentido para você.
  6. O clássico “quando sobrar, eu guardo” não funciona! Sempre olhamos para aquele dinheiro na conta e acabamos gastando com outras coisas. 
  7. Fuja das dívidas! O pior caminho para o descontrole financeiro está nas dívidas. Negocie e pague o mais rápido possível para ter um alívio nas contas.
  8. Crie metas para economizar: o importante é criar o hábito de poupar.
  9. No seu planejamento financeiro não pode faltar a reserva financeira (reserva de emergência). Comece gradualmente, o equivalente a 6 meses dos seus gastos é um número ideal para ser poupado.
  10. Por fim, aprenda sobre investimentos! Ao ampliar seu conhecimento é possível descobrir maneiras para o seu dinheiro render mais e até mesmo viver de renda. 

Ter um planejamento financeiro é uma forma de traçar objetivos e fugir de dívidas. Quando você organiza as finanças, tem mais segurança para emergências e tranquilidade com a chegada das despesas já contabilizadas.

Quer conhecer sobre opções de investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias