Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Educação Financeira
Artigos
Entenda como fazer um bom planejamento para a aposentadoria

Entenda como fazer um bom planejamento para a aposentadoria

O número é alarmante: apenas 1% dos aposentados no Brasil tem independência financeira, ou seja, pode viver tranquilamente e manter seu padrão de vida depois que para de trabalhar.

Um dos motivos para isso é que a maior parte dos brasileiros ainda não sabe como fazer um bom planejamento para a aposentadoria. Se você é uma dessas pessoas, este artigo vai te ajudar a começar esse planejamento de longo prazo.

O gráfico abaixo mostra a realidade dos aposentados, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): quase metade dos brasileiros dependem de auxílio de parentes após a aposentadoria, enquanto os demais ou contam com suporte de instituições de caridade ou são obrigados a voltar a trabalhar – muitas vezes não só para manter o padrão de vida, mas pela própria subsistência.

Gráfico com realidade dos aposentados no Brasil. Fonte: IBGE
Realidade dos aposentados no Brasil. Fonte: IBGE

Muitas vezes esse problema começa cedo: o jovem sem educação financeira começa a trabalhar e a ganhar seu dinheiro, faz aplicações, melhora seu padrão de vida, mas não consegue ter um pensamento de longo prazo para planejar como será depois que parar de trabalhar.

Um dos princípios da EQI Investimentos é justamente aumentar a educação financeira da população brasileira e, assim, fazer com que esse percentual de aposentados independentes possa crescer com o passar dos anos.

Por isso, apresentamos a Planilha de Planejamento Financeiro da EQI. No vídeo abaixo, podemos ver como ela pode ser útil para ajudar o investidor a pensar no futuro.

Com ela, o investidor pode preencher sua idade atual e a idade em que ele pretende se aposentar – expressão que pode ser substituída por “independência financeira”, já que o objetivo aqui é justamente permitir que a pessoa possa deixar de trabalhar e viver confortavelmente a partir de seu patrimônio acumulado.

Também entram na conta investimentos de longo prazo já acumulados, o valor que a pessoa já investe pensando na aposentadoria e quanto ela pensa em receber quando for parar de trabalhar. Também é possível mexer com a projeção de índices de inflação e da taxa de juros, para se adaptar às flutuações do cenário macroeconômico.

Lembrando: é importante ser o mais realista possível, para que o planejamento possa funcionar.

Há várias opções de investimentos que podem ajudar o investidor a alcançar sua independência financeira no longo prazo.

Os planos de previdência privada são os mais famosos, porque são criados especificamente com essa finalidade, mas existem outras possibilidades para montar uma carteira de investimentos que podem obter resultados ainda melhores.

Se você se interessa por um planejamento financeiro de longo prazo e quer saber como fazer um bom planejamento para a aposentadoria, preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para ajudar.

Por Valter Manfro, head de operações estruturadas na EQI