O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro subiu 0,3% no 1° trimestre de 2022 em comparação ao trimestre anterior. O resultado ficou acima da expectativa do mercado que esperava um crescimento de 0,2%.
Os dados foram publicados, nesta terça-feira (17), pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia (UE).
Em relação ao 1º trimestre de 2021, o crescimento foi mais intenso. Segundo os dados da Eurostat, o PIB avançou 5,1%, enquanto que o mercado esperava uma subida de 5%.
O resultado foi considerado positivo, pois houve uma certa estabilidade nos dados em relação ao 4º trimestre mesmo com as consequências da Guerra na Ucrânia. O conflito no leste europeu provocou uma crise nas cadeias de abastecimento, que atingiu a confiança dos empresários e aumentou os preços de energia, principalmente daqueles vinculados à gasolina e ao gás natural.
De acordo com a Eurostat, o PIB da União Europeia, como um todo, subiu 0,4% da passagem do 4º para o 1º trimestre, após apresentar 0,5% nos últimos três meses de 2021.
Sobre o desempenho das principais economias do bloco, Espanha e Alemanha cresceram 0,3% e 0,2%, respectivamente. A França teve uma estagnação, enquanto que a Itália recuou 0,2%.
A zona do euro também apresentou melhora no crescimento do emprego. O 1º trimestre subiu 0,5% na comparação trimestral e 2,6% na anual. Este movimento indica uma expansão em ritmo sólido dos trabalhos, que já vinha sendo observado desde o final de 2021.