Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Perfis
Notícias
Marina Silva entra no ranking das mulheres mais influentes de 2023 do Financial Times

Marina Silva entra no ranking das mulheres mais influentes de 2023 do Financial Times

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conquistou um lugar entre as 25 mulheres mais influentes de 2023, segundo o jornal britânico Financial Times.

Sendo a única brasileira destacada na lista, Marina é acompanhada no ranking por figuras célebres, como a atriz Margot Robbie, que interpretou Barbie no cinema, a cantora Beyoncé, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Mira Murati, da OpenAI, responsável por liderar equipes por trás de produtos como o ChatGPT.

O perfil de Marina é apresentado por Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile. A brasileira é descrita como alguém que dedicou a vida à proteção da Floresta Amazônica. Bachelet destaca a infância de Marina em uma pequena comunidade de seringueiros no coração da Amazônia, testemunhando diretamente a devastação e o desmatamento da floresta. O texto também ressalta a trajetória profissional de Marina, a primeira pessoa de sua região a ser eleita para o Senado Federal.

A apresentação enfatiza que Marina Silva foi nomeada ministra do Meio Ambiente pela primeira vez em 2003, sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), permanecendo no cargo até 2008. Durante seu mandato, o desmatamento registrou uma redução de 59% entre 2004 e 2007. Em 2023, quando Lula reassumiu a presidência, Marina retornou ao posto.

Veja os nomes da lista das mais influentes, segundo o Financial Times:

Publicidade
Publicidade
  1. Margot Robbie
  2. Beyoncé
  3. Barbara Kingsolver
  4. Phoebe Philo
  5. Lola Shoneyin
  6. Alia Bhatt
  7. Aespa
  8. Mira Murati
  9. Makiko Ono
  10. Fran Drecher
  11. Lisa Dyson
  12. Carol Tomé
  13. Karin Keller-Sutter
  14. Marie-Claire Daveu
  15. Marina Silva
  16. Ursula von der Leyen
  17. Mary Barra
  18. Janet Truncale
  19. Narges Mohammadi
  20. Coco Gauff
  21. Jeni Hermoso
  22. Elizabeth Maruma Mrema
  23. Chen Chien-Jou
  24. Katalin Karikó
  25. Olena Zelenska

Mais sobre Marina Silva

Marina Silva, nascida em 8 de fevereiro de 1958 no Acre, cresceu em condições precárias como filha de um seringueiro e uma dona de casa. Superou obstáculos e, após uma infância difícil, dedicou-se aos estudos e causas sociais. Envolveu-se com as Comunidades Eclesiais de Base e liderança sindical rural, colaborando com Chico Mendes na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre.

Iniciou sua carreira política em 1986, destacando-se como vereadora, deputada estadual e senadora. Nomeada ministra do Meio Ambiente em 2003, lutou contra o desmatamento. Candidata à Presidência em 2010, 2014 e 2018, conquistou diversos prêmios por sua atuação em defesa do meio ambiente.

Em 1996, Marina Silva recebeu o prêmio Goldman, considerado o Nobel do Meio Ambiente. Em 2007, o jornal britânico The Guardian incluiu a então ministra entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta. No mesmo ano, conquistou o Champions of the Earth, o principal prêmio da ONU na área ambiental e, em 2008, recebeu das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, no palácio de Saint James, em Londres, a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia.