Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
O que é a COP 28? Conferência do clima tem início nesta semana; entenda

O que é a COP 28? Conferência do clima tem início nesta semana; entenda

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP 28, será realizada entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O encontro, que reúne 197 países e mais de 200 líderes internacionais, tem o objetivo de discutir e desenvolver soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) julga o evento como um ponto de encontro formal entre os países para negociar e acordar estratégias de enfrentamento das alterações climáticas. 

A conferência do clima é dividida em duas semanas: os primeiros dias ficam reservados a reuniões e palestras. A segunda semana é quando as autoridades oficializam e divulgam seus acordos e metas. 

O Acordo de Paris, por exemplo, conhecido como o compromisso entre 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global, foi adotado durante a COP 21, em Paris, em 2015.

Brasil terá maior comitiva até então na COP 28

O Brasil atua ativamente na COP desde o início do projeto. Em 1992, a ECO-92, como ficou conhecida a segunda edição da COP, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, e representou um marco nas discussões sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Em 2023, na COP 28, o governo brasileiro afirmou que agirá como um provedor de soluções climáticas globais. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na segunda-feira (27) para participar do evento em Dubai. Na agenda, Lula tem encontros agendados com o Papa Francisco, o fundador da Microsoft (MSFT; MSFT34) Bill Gates, o secretário-Geral da ONU António Guterres, entre outros.

O Brasil terá a maior comitiva já enviada a uma COP neste ano, segundo o Ministério das Relações Exteriores, com 2,4 mil brasileiros inscritos para participar da cúpula. Desses, cerca de 400 são do governo. 

Biden não comparecerá

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não participará da COP 28 depois de dois anos marcando presença no evento, segundo fontes oficiais.

Espera-se que cerca de 70 mil pessoas participem da conferência como um todo, incluindo o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o britânico Rishi Sunak e o presidente da França, Emmanuel Macron, que já confirmaram presença. 

Xi Jinping, da China, também não deve aparecer. Sem Biden e Xi, os dois maiores emissores do mundo não serão representados pelos seus chefes de Estado.

Embora não tenhamos nenhuma atualização de viagem para compartilhar com o presidente neste momento, o governo espera uma COP28 robusta e produtiva”, disse o porta-voz da Casa Branca, Angelo Fernandez Hernandez, em um comunicado.

Neste ano, John Kerry, enviado dos Estados Unidos, ex-secretário de Estado e senador, dirigirá as negociações para o país. 

Não era comum ter o presidente dos EUA em reuniões da ONU sobre o clima até o próprio Biden dar prioridade ao tema. Em 2021, viajou para Glasgow para prometer que os Estados Unidos voltariam a assumir um papel de liderança nesta questão. O antecessor no cargo, Donald Trump, retirou o país do Acordo de Paris em 2017.