Você sabe o que é mercado livre de energia? Trata-se de um ambiente de compra de energia por meio de contratos regulados diretamente entre consumidor e fornecedor.
Atualmente, se aplica a empresas que são grandes consumidoras de energia elétrica. É o caso de shopping centers e setores intensivos da economia, como siderúrgicas. Também contam como grandes consumidores o mercado de empresas do ramo alimentício.
O mercado livre de energia é diferente do mercado cativo, no qual o consumidor fica preso a uma distribuidora e tem que, obrigatoriamente, consumir energia desse fornecedor. Na maioria das vezes, o mercado cativo é composto por consumidores comerciais – como lojas de menor porte – e os usuários residenciais.
Mas a lei está mudando. Setores econômicos têm clamado ao governo por uma mudança, que hoje privilegia quem possui um alto consumo para ter acesso ao mercado livre.
A ideia é democratizar o acesso livre e ampliar a concorrência no setor. Se tudo correr bem, até mesmo consumidores residenciais poderão passar a escolher seu próprio fornecedor.