Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Netflix traz Gamestop contra Wall Street e coloca app Robinhood na fogueira

Netflix traz Gamestop contra Wall Street e coloca app Robinhood na fogueira

A plataforma de streaming Netflix traz Gamestop contra Wall Street e coloca o app Robinhood na fogueira. Trata-se de uma série documental que deve ser de interesse dos investidores.

Isso porque o filme conta a história da maior suposta fraude recente, cujo enredo traz um grupo de investidores amadores que, por meio das redes sociais, alavanca uma rede de lojas de jogos de videogame praticamente falida e se pega lutando contra os tubarões do mercado.

De um lado traders inflamados por influencers suspeitos que discorrem sobre a ação GME, negociada na NYSE – a bolsa de Nova York, e do outro lado fundos de investimentos, corretoras e investidores profissionais, muitos dos quais apostando a descoberto (contra a ação).

Não dá para dizer que a filmografia seja eletrizante e vá hipnotizar os telespectadores, mas quem lida diariamente com o mercado de capitais certamente vai se interessar. Entretanto, da perspectiva da informação, a película joga luz sobre alguns fatos que na época dos acontecimentos não ficaram devidamente esclarecidos.

Já a empresa Robinhood, que se apresentava como uma companhia disruptiva e que tinha por finalidade democratizar o mercado, é reportada no documentário como possivelmente o agente manipulador e maior beneficiário de tudo o que ocorreu.

O que foi o caso Gamestop?

Para falar do caso Gamestop, é importante “começar do começo”, embora isso seja redundante e até piegas. Porém, vai fazer sentido mais à frente.

Desta forma, pode-se dizer que a Gamestop é uma empresa que vende e aluga jogos de videogame no mercado norte-americano.

Porém, à medida que as companhias desenvolvedoras de jogos foram migrando para o streaming, deixando de lado os tradicionais CDs de jogos, a Gamestop viu seu negócio minguar pouco a pouco e a falência era dada como certa.

Entretanto, alguns influenciadores com canais no Youtube começaram a “sugerir” a ação da Gamestop, a GME, como uma possível tese de retorno garantido. Eles falavam com tanta convicção que grupos de investidores amadores começaram a replicar tais teses em redes sociais, sendo a principal o Reddit.

O Reddit, por sua vez, se posiciona como um agregador social de notícias ou um social bookmarks. Ele é dividido em várias comunidades chamadas de “subreddits”. São nesses subreddits que reside o conteúdo do site.

Entretanto, o filão desta rede, ao menos naquele momento, era que seus usuários não precisavam se apresentar “de cara limpa”, mas todos ingressavam por meio de um avatar. Isso atraía o interesse de muitos jovens que não queriam “se mostrar”, mas estavam ali apenas para monitorar informações de mercado.

Porém, à medida que as apostas iam aumentando em torno da Gamestop, criou-se a aura de que era uma batalha entre Davis e Golias, sendo o primeiro os traders amadores e o segundo o mercado regulado de Wall Street.

Isso porque muitos analistas sérios foram consultados e deram entrevistas enviesando a ação GME como um ativo fraco. Os traders rebatiam tais afirmações em coro, como em uma torcida organizada, e o caldeirão de emoções só aumentava.

Até o consagrado Jim Cramer, apresentador do Mad Money, da CNBC, acabou entrando nesse “balaio de gatos” ao se posicionar contra a companhia, e tentar esclarecer à sua audiência que aquela tese era – ou deveria ser – uma “furada”.

O que aconteceu com a ação GME?

Bom, neste ambiente de ebulição, a ação GME saiu de pouquíssimos dólares e alcançou o montante de 482 dólares. Um dos jovens retratados na séria documental viu seus 25 mil dólares virarem oito milhões de dólares. Esse era o recurso que ele havia alocado no ativo e o número final é o retorno monetário auferido.

Mas nem todos tiveram a mesma sorte, pois outros viram suas quantias alocadas alcançarem a estratosfera, mas não foram hábeis o suficiente para realizar a ação no tempo devido, ou seja, vender para transformar o ativo em dinheiro vivo.

Acontece que envolta em um escanda-lo, os papéis da rede começaram a despencar até quase virarem pó. Mas o caso não se fez notório apenas por isso, visto que corretoras consideradas consolidadas foram jogadas para fora do mercado, como o fundo Melvin Capital. Existem outras.

Imagem mostra o app Robinhood em um celular.

Onde entra o app Robinhood?

O app Robinhood era a plataforma pela qual os traders compravam e vendiam as ações. Acontece que quando o ativo atingiu o pico, a direção do Robinhood simplesmente excluiu o botão de compra e deixou apenas o botão de venda.

Desta forma, os pequenos investidores já não tinham o poder de empurrar a ação para cima – e era isto o que de fato ocorria, pois em condições normais a Gamestop não tinha força para se tornar uma tese sustentável, mas ela foi projetada pelos investidores amadores.

Assim, sem mais poder “escalar” a ação, os traders começaram a ver ela desabar. Os céticos chegaram a ir em lojas Gamestop em várias cidades para checar a operação comercial, e muitos filmaram unidades vazias de clientes e com pouquíssimos jogos nas prateleiras.

Quando aconteceu o caso Gamestop e qual o resultado disso?

O caso Gamestop aconteceu nos primeiros meses de 2021 e o resultado de toda essa balburdia foi muita gente perdendo dinheiro e pouca gente ganhando dinheiro, além de representantes políticos que entraram em cena chamando boa parte dos envolvidos para prestar esclarecimentos sobre uma possível manipulação de mercado.

A Robinhood, por exemplo, declarou que excluiu o botão de compra para “resguardar” seu público, e que a companhia prestava um serviço de utilidade pública aos EUA pois, em sua alegação, quanto mais gente apostando no mercado, maior e mais forte ele fica.

Acontece que em julho de 2021 o Robinhood estreou na Nasdaq como um dos símbolos da onda de popularização da bolsa entre pequenos investidores não só nos EUA, como também em diferentes mercados mundo afora. A oferta inicial (IPO) aconteceu dia 21 daquele mês.

A companhia chegou à bolsa valendo 32 milhões de dólares, mas poucos meses depois começou a derreter. Essa queda brusca é atribuída, em partes, à fuga de clientes que se descadastraram do app, recorrendo a outros aplicativos considerados mais confiáveis.

Pode-se dizer que o caso Gamestop foi sua catapulta, mas também sua guilhotina. A empresa ainda existe e está em operação. No dia 2 de outubro de 2022 a ação HOOD estava cotada a 10,10 dólares e reportava queda de 75,32% no período de um ano.

Na mesma data, a ação GME estava cotada a 25,13 dólares e reportava queda de 41,34% no período de um ano.

  • Quer saber mais sobre Netflix traz Gamestop e aprender a investir em ativos lá fora? Clique aqui!