A Pfizer (PFE; PFIZ34) anunciou nesta segunda-feira (19) que Alexandre Gibim será o novo presidente da emrpresa. O executivo, que tem cerca de 30 anos de experiência, tem passagem por companhias como Novartis (NVS; $N1VS34), Astellas (4503; ALPMY) e Eli Lilly (LLY; LILY34).
Gibim assumirá o lugar de Marta Diez, que desempenhou a função de CEO da Pfizer nos últimos três anos. A executiva, por outro lado, será promovida a vice-presidente global de Assuntos Corporativos e Políticas Públicas da companhia.
Diez comandava a divisão brasileira da farmacêutica desde 2021, e foi a primeira mulher a ocupar o cargo no país.
Gibim estava fora do Brasil há cinco anos, atuando entre Estados Unidos e China, e retorna para liderar a empresa agora.
Segundo a farmacêutica, o executivo assume a posição a partir desta segunda-feira. A companhia afirmou que Gibim vai lideraar uma organização “que trará grandes inovações ao país, como a futura vacina contra o vírus sincicial respiratório”.
Pfizer: lucro inesperado, mas queda nas vendas no 4TRI23
A Pfizer surpreendeu ao relatar um lucro trimestral inesperado para o quarto trimestre de 2023 (4TRI23), impulsionado pela redução de custos e uma demanda maior do que o previsto por seu tratamento para a Covid-19, o Paxlovid. No entanto, as vendas produtos de destaque não atingiram as estimativas do mercado.
Com o arrefecimento da pandemia, investidores passaram a deixar as ações da Pfizer de lado. Em resposta a essa mudança, a empresa adquiriu recentemente a fabricante norte-americana de medicamentos contra o câncer Seagen, implementou um programa de redução de custos de US$ 4 bilhões e realizou uma reestruturação interna.
Agora, para 2024, a Pfizer projeta uma receita estável a um aumento de 5% para 2024.