A Petrobras (PETR4) deu início à sua primeira operação de mineração de Bitcoin, marcando sua entrada no universo das criptomoedas. O projeto, que integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da companhia, inclui também iniciativas para a tokenização de ativos, segundo informações divulgadas pelo site Blocknews.
A iniciativa busca explorar o potencial da tecnologia blockchain em diversas frentes, avaliando como ela pode ser aplicada às operações da empresa e à sua cadeia de valor.
Além disso, a Petrobras espera alinhar o projeto às suas metas de transição para uma economia de baixo carbono, buscando sinergias entre inovação tecnológica e sustentabilidade.
A estatal conta com o apoio do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Universidade Petrobras e da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) no desenvolvimento do projeto.
Essa não é a primeira vez que a Petrobras explora o uso de blockchain. A empresa já realizou estudos sobre a criação de um marketplace de biometano, em parceria com a GoLedger, e firmou cooperação com a Fundação Cardano em 2023, emitindo 500 NFTs que deram acesso a treinamentos em blockchain para seus colaboradores.
Com a mineração de Bitcoin, a Petrobras se torna a maior e mais valiosa empresa brasileira a ingressar nesse segmento, com um valor de mercado superior a R$ 500 bilhões. A estatal segue os passos de outras gigantes do setor de energia e petróleo, como a Saudi Aramco (2222), que também investe em projetos relacionados à tecnologia blockchain e ativos digitais.
Além disso, a Petrobras se junta a grandes players do mercado financeiro, como BTG Pactual (BPAC11), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11), que já desenvolvem iniciativas voltadas ao uso de blockchain e criptoativos.
- Leia também: Petrobras bate recordes históricos de produção de combustíveis
- O Bitcoin vai substituir o dólar?
Você leu sobre Petrobras. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!