Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Petrobras (PETR4) entra em mineração de Bitcoin e terá projeto de tokenização

Petrobras (PETR4) entra em mineração de Bitcoin e terá projeto de tokenização

A Petrobras (PETR4) deu início à sua primeira operação de mineração de Bitcoin, marcando sua entrada no universo das criptomoedas. O projeto, que integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da companhia, inclui também iniciativas para a tokenização de ativos, segundo informações divulgadas pelo site Blocknews.

A iniciativa busca explorar o potencial da tecnologia blockchain em diversas frentes, avaliando como ela pode ser aplicada às operações da empresa e à sua cadeia de valor. 

Além disso, a Petrobras espera alinhar o projeto às suas metas de transição para uma economia de baixo carbono, buscando sinergias entre inovação tecnológica e sustentabilidade.

Publicidade
Publicidade

A estatal conta com o apoio do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Universidade Petrobras e da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) no desenvolvimento do projeto.

Essa não é a primeira vez que a Petrobras explora o uso de blockchain. A empresa já realizou estudos sobre a criação de um marketplace de biometano, em parceria com a GoLedger, e firmou cooperação com a Fundação Cardano em 2023, emitindo 500 NFTs que deram acesso a treinamentos em blockchain para seus colaboradores.

Com a mineração de Bitcoin, a Petrobras se torna a maior e mais valiosa empresa brasileira a ingressar nesse segmento, com um valor de mercado superior a R$ 500 bilhões. A estatal segue os passos de outras gigantes do setor de energia e petróleo, como a Saudi Aramco (2222), que também investe em projetos relacionados à tecnologia blockchain e ativos digitais.

Além disso, a Petrobras se junta a grandes players do mercado financeiro, como BTG Pactual (BPAC11), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11), que já desenvolvem iniciativas voltadas ao uso de blockchain e criptoativos.

Você leu sobre Petrobras. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!